0 Compartilhamentos 30 Views 3 Comments

Moborobo – Gerenciador de Smartphones para Computador [review]

21 de agosto de 2013

Não resta a menor dúvida que nos dias de hoje o celular, principalmente o smartphone, é um aliado importante e muitas vezes essencial para se trabalhar e também se socializar. Ficar por dentro do que acontece no mundo e se comunicar com ele nunca foi tão fácil: muitas tarefas que antes já eram simplificadas pelo computador agora são ainda mais fáceis com um celular.

Imagine que todos os contatos do seu smartphone foram perdidos neste momento? Que tragédia, não é mesmo? Imagine agora perder todos os vídeos, fotos, músicas, toques, arquivos e demais informações importantes que você tem no seu celular?

Pois é, para quem utiliza um dispositivo móvel profissionalmente e também na vida particular, perder informações pode ser uma tragédia que irá dar muita dor de cabeça.

Outra situação de stress é para quem quer trocar de sistema, passando do Android para o iOS, por exemplo. Importar todas as informações de um aparelho para outro também pode virar uma árdua missão.

Nós, profissionais de TI sempre aconselhamos usuários a fazer backup de seus arquivos no computador. Então, porque não começar a fazer backups das informações do seu dispositivo móvel também?

Neste artigo, iremos explicar como realizar todas essas tarefas de forma bem simples e rápida usando o Moborobo, um software muito prático que faz a conexão entre dispositivo móvel e computador parecer brincadeira de criança.

Moborobo

O Moborobo pode ser considerado não apenas um software, mas uma central de ferramentas que auxiliam a administrar e sincronizar as informações do seu smartphone com o computador e vice-e-versa. Além do programa para PCs, o serviço também tem aplicativos para dispositivos móveis para as mais diversas finalidades, além de uma loja de aplicativos própria, a Moborobo Store.

Um ponto positivo do Moborobo é o fato dele ser totalmente gratuitos. As ferramentas são voltadas para smartphones e tablets que rodam Android ou  iOS, da Apple.

O Moborobo  é bem amigável, podendo assim ser utilizado por qualquer pessoa, inclusive revendedores e lojas especializadas afim de ajudar seus clientes a migrarem de plataforma ou também para fazer backup / restauração de dados.

Instalação e Sincronização

Testamos todo o processo de instalação e sincronização dos dispositivos e podemos afirmar que tudo pode ser feito bem rápido e com simplicidade: basta instalar o programa no computador e também o aplicativo para smartphones Mobo Daemon, encontrado na AppStore, e começar a sincronizar. O programa para computador pode ser baixado diretamente no site Moborobo.com.

A sincronização pode ser feita através de um cabo USB ou pela própria rede Wi-Fi (ambos funcionam muito bem). Na sincronização via Wi-Fi, o software instalado no computador mostra um QRCode, assim, basta apontar o celular com o app da Moborobo instalado para o QRCode que ele fará a conexão automaticamente.

Sincronizar o PC com o Smartphone usando QR Code. Muito simples.

Simplicidade: serviço permite sincronização de PC com smartphone através de QR Code

Recursos Disponíveis

Logo após a sincronização, já é possível gerenciar seu celular pelo Moborobo que está instalado no computador. Os recursos mais legais que encontramos foram:

  • Gerenciador de Contatos, Chamadas, e Mensagens;
  • Gerenciador de Aplicativos (incluindo Instalação e Atualização);
  • Gerenciador de Imagens (incluindo Wallpapers, Fotos, etc.);
  • Gerenciador de Músicas (incluindo Arquivos de música, Ringtones e Notification Tones);
  • Gerenciador de Vídeos;
  • Gerenciador de Temas  (incluindo um Theme Center com centenas de temas para serem baixados da nuvem);
Menu do Moborobo

Menu do Moborobo

Outros recursos interessantes que valem a pena conferir no Moborobo:

  • Conectividade de dispositivos com Android e iOS;
  • De forma bem rápida e poucos cliques é possível transferir contatos de um smartphone com Android para o iPhone;
  • É possível enviar e responder mensagens SMS através do computador;
  • Gravação e captura da tela do dispositivo móvel diretamente do PC;
  • Todos os gerenciadores citados acima possuem funções para realização de backup (exportação e importação);
  • É possível baixar aplicativos diretamente da App Store da Moborobo, chamada de Mobo Market, e instalar depois no celular, utilizando somente a conexão USB ou Wi-Fi, economizando sua franquia 3G;
  • O software ainda possui um gerenciador completo de arquivos, bem simples e amigável que controla tanto os arquivos que estão no SD quanto os do dispositivo;
  • É possível criar uma fila de tarefas para serem executadas logo que o celular é sincronizado;

Esses são apenas alguns de muito recursos e todos eles funcionaram muito bem em nossos testes, mais uma vez vale a pena lembrar que o Moborobo é completamente gratuito.

Demonstração e Testes

Testamos todos os recursos do Moborobo e não tivemos muito do que reclamar, a única restrição ficou por conta de alguns acessos aos arquivos usando o iOS, o que já era esperado pois o próprio sistema da Apple não é tão aberto quanto o Android no que diz respeito a permissões a terceiros.
 

Opinião

Depois de utilizar o Moborobo por vários dias, podemos afirmar que se trata de uma excelente forma de gerenciar seu dispositivo móvel pelo computador. Realizar backups, atualizar aplicativos, transferir contatos para outro telefone e diversas outras funções que podem ser muito úteis.

O Moborobo, sem dúvida, é uma ferramenta para todos os públicos: desde usuários comuns, passando por revendedores e lojistas especializados, até usuários que podem usufruir dele profissionalmente.

O Moborobo pode ser considerado o iTunes para Android. Apesar de algumas restrições no iOS, a ferramenta também funciona muito bem para esta plataforma. Infelizmente a ferramenta ainda não possui versão e português, porém de acordo com o desenvolvedor uma versão em nossa língua já está nos planos e será lançada muito em breve.

Por ser uma ferramenta muito bem desenvolvida e totalmente gratuita, sua nota não pode ser outra além de  10.

Nossa análise em vídeo

Assista abaixo o review completo e também a alguns testes que fizemos para que você perceba como a ferramenta funciona.

Para obter mais informações sobre o Moborobo acesse abaixo.
Official Site: www.moborobo.com
Facebook:https://www.facebook.com/MoboroboEN
Twitter:https://twitter.com/Moborobo_EN

Você pode se interessar

DICA EXTRA: Prepare seu Currículo de Programador // Vlog #53.1
Vídeos
19 visualizações
Vídeos
19 visualizações

DICA EXTRA: Prepare seu Currículo de Programador // Vlog #53.1

Gabriel Fróes - 9 de outubro de 2017

No último vídeo do canal demos algumas dicas sobre como preparar seu currículo para uma vaga de programador mas esquecemos de uma dica super importante que falaremos nesse vídeo.

Confira os principais trailers da New York Comic Con 2017
Notícias
29 visualizações
Notícias
29 visualizações

Confira os principais trailers da New York Comic Con 2017

Carlos L. A. da Silva - 9 de outubro de 2017

Festa dos quadrinhos foi palco de trailers de mega-produções do cinema e séries de TV: Liga da Justiça, The Walking Dead e novo Círculo de Fogo. Confira!

Google teria encontrado indícios de anúncios patrocinados pelo governo russo em sua plataforma
Notícias
9 visualizações
Notícias
9 visualizações

Google teria encontrado indícios de anúncios patrocinados pelo governo russo em sua plataforma

Carlos L. A. da Silva - 9 de outubro de 2017

Segundo o jornal The Washington Post, empresa teria começado sua investigação depois de casos similares no Twitter e no Facebook.

3 Responses

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Executivo da Microsoft confirma desinteresse no Windows Phone
Notícias
28 visualizações
28 visualizações

Executivo da Microsoft confirma desinteresse no Windows Phone

Carlos L. A. da Silva - 9 de outubro de 2017
Elon Musk critica Google Clips
Notícias
57 visualizações
57 visualizações

Elon Musk critica Google Clips

Carlos L. A. da Silva - 9 de outubro de 2017
Michel Temer vetou emenda que poderia censurar a internet
Notícias
26 visualizações
26 visualizações

Michel Temer vetou emenda que poderia censurar a internet

Carlos L. A. da Silva - 9 de outubro de 2017