Compartilhamentos 0 Views

Polícia Federal não consegue quebrar criptografia de dois documentos de propina

10 de outubro de 2017

A Polícia Federal jogou a toalha e admitiu que não conseguiu quebrar a criptografia de dois documentos que podem comprovar um esquema de propinas envolvendo operadores e políticos do PMDB, chegando a valores de 15 milhões de reais.

Os dois documentos foram entregues pela defesa dos operadores Jorge e Bruno Luz ao juiz Sérgio Moro, mas não foi fornecida a senha de acesso aos arquivos protegidos por encriptação.

Foi o começo de uma tarefa hercúlea para acessar o conteúdo dos documentos, que acabou sem êxito. Durante oito dias de ataque ininterrupto de força bruta, foram testadas 810 bilhões de combinações de senha, em um “cluster de alto desempenho”, de acordo com o perito criminal Henrique Bogo, encarregado de quebrar a criptografia.

Ainda segundo o perito, o sistema disponível tem a capacidade de realizar “grande quantidade de cálculos matemáticos e possibilita, com a utilização de aplicativos específicos, a realização de ataques criptográficos ou por força bruta em arquivos cifrados”. Entretanto, seu poder computacional não deu conta do desafio.

O padrão de criptografia mais comumente utilizado hoje em dia é o 256 bit AES. Mesmo o supercomputador mais potente do mundo, o chinês Tianhe-2 (MilkyWay-2), levaria cerca de 9.63×1052 anos para quebrar a chave com força bruta. Para fins de comparação, seria o equivalente a 6.740 vezes a idade do próprio Universo. Ainda assim, é possível encontrar no mercado produtos de criptografia que oferecem chaves de 512, 1024 e até 2048 bits.

Os dois arquivos criptografados “CT Pentag ram vs Cap Dupell – Schahin.pdf.pgp” e “CT Pentag ram vs Casablanca – Schahin (com carta de aceite).pdf.pgp” relatam as negociatas entre a empresa offshore Pentagram, utilizada para repasse de propinas a parlamentares. Os arquivos estão disponíveis em um CD-ROM, mas, segundo Moro, seu conteúdo “não parece fundamental para o julgamento, uma vez que os envolvidos confessaram, em princípio, os fatos”.

Você pode se interessar

Microsoft mata o Windows Media Player
Notícias
13 visualizações
Notícias
13 visualizações

Microsoft mata o Windows Media Player

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017

Assim como fez com o Paint, programa será removido do Windows 10 na Fall Creators Update e se tornará opcional para usuários.

Western Digital quebra recorde com HD de 14TB
Notícias
26 visualizações
Notícias
26 visualizações

Western Digital quebra recorde com HD de 14TB

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017

Disco rígido hermeticamente fechado e preenchido com gás hélio poderia armazenar quase 3000 filmes com qualidade HD, mas preço ainda não foi divulgado.

DICA EXTRA: Prepare seu Currículo de Programador // Vlog #53.1
Vídeos
40 visualizações
Vídeos
40 visualizações

DICA EXTRA: Prepare seu Currículo de Programador // Vlog #53.1

Gabriel Fróes - 9 de outubro de 2017

No último vídeo do canal demos algumas dicas sobre como preparar seu currículo para uma vaga de programador mas esquecemos de uma dica super importante que falaremos nesse vídeo.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações