0 Compartilhamentos 7 Views

Drone em forma de ave de rapina pode proteger aeroportos

9 de janeiro de 2017

Revoadas de pássaros ou mesmo um único pássaro grande podem representar um risco grave a aeronaves na proximidade de aeroportos. Como resolver esse problema? Com um drone, é claro.

Robird se assemelha a um falcão de verdade, bate as asas e plana e é capaz de afastar outras aves, que tentam evitar o possível predador.

“A teoria é simples”, explica Wessel Straatman, um dos engenheiros que concebeu o falcão mecânico. “Pássaros sabem que aves de rapina são territoriais. Quando nós voamos o Robird em uma área, outros pássaros aprendem que é perigoso estar lá. Como resultado, eles evitam a área, resolvendo o problema por um período de tempo”. O padrão de voo do drone foi trabalhado durante 15 anos para simular o comportamento exato de um predador espreitando nos céus. Confira:

Robird não será comercializado como um produto, mas um serviço oferecido pela Clear Flight Solutions, desenvolvedora do projeto. Junto com o drone, a empresa cede um observador e um piloto especializado que controla o falcão biônico com naturalidade e consegue domínio do espaço aéreo: “nós podemos conduzir as aves na direção que nós quisermos, muito parecido com a forma como um cão pastor pode ser utilizado para controlar ovelhas”, se gaba Robert Jonker, gerente de operações.

Por enquanto a Clear Flight Solutions atende somente em seu país natal, na Holanda. E o serviço não é barato: um dia de falcoaria eletrônica pode sair entre US$1000 e US$1500, dependendo do local e das circunstâncias. Mas a empresa afirma que está prestes a aumentar a escala do projeto e levar os Robirds para os Estados Unidos. Segundo Jonker, já há interesse tanto por parte de aeroportos civis quanto militares no uso da tecnologia.

Você pode se interessar

Western Digital quebra recorde com HD de 14TB
Notícias
18 visualizações
Notícias
18 visualizações

Western Digital quebra recorde com HD de 14TB

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017

Disco rígido hermeticamente fechado e preenchido com gás hélio poderia armazenar quase 3000 filmes com qualidade HD, mas preço ainda não foi divulgado.

DICA EXTRA: Prepare seu Currículo de Programador // Vlog #53.1
Vídeos
38 visualizações
Vídeos
38 visualizações

DICA EXTRA: Prepare seu Currículo de Programador // Vlog #53.1

Gabriel Fróes - 9 de outubro de 2017

No último vídeo do canal demos algumas dicas sobre como preparar seu currículo para uma vaga de programador mas esquecemos de uma dica super importante que falaremos nesse vídeo.

Confira os principais trailers da New York Comic Con 2017
Notícias
36 visualizações
Notícias
36 visualizações

Confira os principais trailers da New York Comic Con 2017

Carlos L. A. da Silva - 9 de outubro de 2017

Festa dos quadrinhos foi palco de trailers de mega-produções do cinema e séries de TV: Liga da Justiça, The Walking Dead e novo Círculo de Fogo. Confira!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações