0 Compartilhamentos 9 Views

China bane Pokémon Go do país

16 de janeiro de 2017

Todo e qualquer produto de mídia necessita de aprovação prévia do governo chinês para ser distribuído no país e agora, após uma longa deliberação, é oficial: Pokémon Go está banido do território chinês.

A proibição não irá se restringir ao jogo dos simpáticos monstrinhos, mas vale para todo e qualquer tipo de jogo que utilize a Realidade Aumentada por uma questão de “segurança nacional”.

A determinação foi confirmada pela Administração Geral de Imprensa e Publicações, Rádio, Cinema e Televisão que emitiu um comunicado oficial explicando a decisão:”julgando a partir de padrões de consumo do exterior e um número de casos, existem riscos sociais grandes ligados à operação deste jogo. Isso inclui brechas de segurança relacionadas à informação geográfica, segurança de tráfego e ameaças ao bem estar do consumidor”.

Analistas apontam que o maior empecilho para o governo, na verdade, é o uso de dados de localização, o que não é permitido pela lei. A possibilidade de que uma empresa estrangeira possa saber a posição exata de um cidadão chinês é impensável para a legislação e é o principal motivo para que aplicativos de mapas, como o Google Maps, também sejam proibidos no país. Tecnicamente falando, a própria ausência desse tipo de serviço operando na China já dificultaria a entrada do jogo da Niantic Labs na região.

Entretanto, Li Wei, um ativista da liberdade de expressão e dos direitos humanos que vive em Beijing, acredita que a preocupação do governo seja outra: a concentração de indivíduos em lugares públicos e a possibilidade de que ocorram o que ele chama de “incidentes de massa”. Wei aponta que o jogo já é praticado na China, com ou sem a aprovação das autoridades: “muitos garotos jogam em casa, mas saem quando o tempo está bom para jogar jogos móveis”.

“Em virtude destas considerações de segurança nacional, assim como da responsabilidade pela segurança das pessoas e das propriedades… a administração não irá aprovar esse tipo de jogo no momento”, conclui o comunicado da Administração Geral de Imprensa e Publicações, Rádio, Cinema e Televisão. A posição do governo é uma resposta também ao crescimento do número de desenvolvedores locais que iniciaram a criação de outros títulos de Realidade Aumentada, focados no mercado da região.

Você pode se interessar

Western Digital quebra recorde com HD de 14TB
Notícias
6 visualizações
Notícias
6 visualizações

Western Digital quebra recorde com HD de 14TB

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017

Disco rígido hermeticamente fechado e preenchido com gás hélio poderia armazenar quase 3000 filmes com qualidade HD, mas preço ainda não foi divulgado.

DICA EXTRA: Prepare seu Currículo de Programador // Vlog #53.1
Vídeos
26 visualizações
Vídeos
26 visualizações

DICA EXTRA: Prepare seu Currículo de Programador // Vlog #53.1

Gabriel Fróes - 9 de outubro de 2017

No último vídeo do canal demos algumas dicas sobre como preparar seu currículo para uma vaga de programador mas esquecemos de uma dica super importante que falaremos nesse vídeo.

Confira os principais trailers da New York Comic Con 2017
Notícias
36 visualizações
Notícias
36 visualizações

Confira os principais trailers da New York Comic Con 2017

Carlos L. A. da Silva - 9 de outubro de 2017

Festa dos quadrinhos foi palco de trailers de mega-produções do cinema e séries de TV: Liga da Justiça, The Walking Dead e novo Círculo de Fogo. Confira!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações