Compartilhamentos 0 Views

Como utilizar melhor o Microsoft Edge

30 de outubro de 2017

Segundo números divulgados pela própria Microsoft, o navegador Edge está sendo utilizado em cerca de 330 milhões de dispositivos ativos.

É um número ainda baixo diante da forte concorrência de gigantes como o Firefox ou o Chrome, mas representa 60% dos usuários do Windows 10, que são adeptos do navegador padrão do sistema.

Pensando nesses usuários e apagando as más lembranças da época do Internet Explorer, nós trouxemos cinco dicas matadoras para aproveitá-lo ao máximo:

1) Guarde a leitura pra mais tarde

Antigamente, a única forma de guardar sites para uma visitação mais tarde era através dos Favoritos. Mas o Edge oferece não uma, mas duas formas de guardar uma leitura para mais tarde.

A primeira opção permite salvar todas as abas abertas em uma coleção, que pode ser restaurada na íntegra posteriormente. Isso é muito importante quando se está realizando uma pesquisa que precisa ser interrompida e retomada mais tarde do ponto em que parou. Para guardar todas as abas abertas no Edge e fechá-las automaticamente, basta clicar no botão imediatamente à esquerda, chamado Reservar guias.

Para restaurar o que foi salvo, clique no botão à esquerda, chamado Guias que você reservou.

Outra alternativa, para aqueles textos longos que exigem mais tempo para serem lidos, você pode adicionar a aba à lista de leitura do Edge. Funciona de forma similar ao Favorito: você clica no botão da Estrela na barra de endereço (atalho: Ctrl+D) para chamar o menu e adicionar à Lista de leitura.

Para acessar a lista depois, basta acessar o Hub de Favoritos, através do ícone da Estrela com linhas ou usar o atalho Ctrl+I e alternando para a seção de Lista de leitura.

2) Modo Leitura

E se leitura é mesmo a atividade que você mais exerce no navegador, irá adorar o Modo Leitura, que elimina barras de navegação, anúncios, comentários e outras distrações de páginas com conteúdo textual na web. Para ativar o recurso, é só clicar no ícone do Livro na barra de endereços ou usar o atalho Ctrl+Shift+R.

O Modo Leitura formata o texto de uma forma a facilitar a leitura e preserva as imagens, além de trazer uma rolagem horizontal, mais prática para dispositivos móveis.

A partir do Fall Creators Update, usuários do navegador também podem escolher que o navegador leia o texto em voz alta, a partir de um trecho selecionado. Basta clicar com o botão direito na seleção e escolher a opção Ler em voz alta.

3) Use o mecanismo de busca que quiser!

Por padrão, o navegador da Microsoft utiliza o mecanismo de busca da Microsoft, o Bing. Mas isso não significa que o usuário seja obrigado a isso.

Para alterar esse padrão, você precisa acessar o menu de opções do navegador, através do ícone dos três pontinhos (atalho = Alt+X), e escolhendo Configurações. Role o menu até aparecer a opção Exibir configurações avançadas e clique nela. Role o menu mais uma vez até aparecer a opção Alterar mecanismo de pesquisa.

O Edge irá listar todos os mecanismos de pesquisa que conseguiu detectar, no caso, todos aqueles que o usuário visitou e que sejam adeptos do padrão Open Search. Ou seja, para que o Google apareça nessa lista, por exemplo, o usuário deve visitar o site google.com primeiro. A partir daí, é selecionar o buscador nas opções e marcá-lo como padrão.

4) Mudando o tema

Se o visual do Edge não agradar, é possível escolher outro tema, a partir das configurações.

Para alterar esse padrão, você precisa acessar o menu de opções do navegador, através do ícone dos três pontinhos (atalho = Alt+X), e escolhendo Configurações. A lista de Temas disponíveis é logo uma das primeiras opções do menu que abre.

No momento, o navegador só possui dois visuais: Claro e Escuro, com o primeiro ativado por padrão. Não se sabe se a Microsoft irá oferecer mais alternativas no futuro, através de terceiros, como seus rivais Chrome e Firefox fazem.

5) Fixe páginas no menu iniciar ou na barra de tarefas

Já pensou em ter acesso rápido ao Código Fonte direto a partir do menu Iniciar do Windows 10? O navegador Edge facilita esse recurso.

Para ativar essa funcionalidade, basta visitar o site que você deseja fixar, acessar o menu de opções do navegador, através do ícone dos três pontinhos (atalho = Alt+X), e escolher a opção Fixar essa página em Iniciar.

A partir do Fall Creators Update, usuários do navegador também podem escolher Fixar essa página na barra de tarefas.

Você pode se interessar

Microsoft firma parceria com o UFC
Notícias
1 visualizações
Notícias
1 visualizações

Microsoft firma parceria com o UFC

Carlos L. A. da Silva - 30 de outubro de 2017

Aliança busca oferecer soluções tecnológicas para a organização esportiva e uma integração com o mecanismo de busca Bing.

Redes neurais da Nvidia conseguem criar rostos reais
Notícias
2 visualizações
Notícias
2 visualizações

Redes neurais da Nvidia conseguem criar rostos reais

Carlos L. A. da Silva - 30 de outubro de 2017

Faces de pessoas que nunca existiram são geradas randomicamente através de algoritmos. Confira o impressionante vídeo!

Vendas do Nintendo Switch podem ultrapassar vendas totais do Wii U em seu primeiro ano
Notícias
4 visualizações
Notícias
4 visualizações

Vendas do Nintendo Switch podem ultrapassar vendas totais do Wii U em seu primeiro ano

Carlos L. A. da Silva - 30 de outubro de 2017

Projeções indicam que novo console da empresa japonesa atingirá a marca de 14 milhões de unidades vendidas em Abril de 2018.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

CEO do Uber vem ao Brasil
Notícias
1 visualizações
1 visualizações

CEO do Uber vem ao Brasil

Carlos L. A. da Silva - 30 de outubro de 2017
Mitos e verdades sobre Bitcoin
Artigos
3 visualizações
3 visualizações

Mitos e verdades sobre Bitcoin

Carlos L. A. da Silva - 27 de outubro de 2017