0 Compartilhamentos 19 Views

Alterando a senha de usuários do WordPress direto no banco de dados

18 de setembro de 2014

Todos sabemos que não é uma boa ideia utilizar senhas fracas. Em lugar nenhum. Senhas como, por exemplo, “123456”, “datas de nascimento”, “abcdef”, etc, representam uma porta escancarada para que pessoas com intenções maliciosas entrem com tudo e causem estragos em servidores e em CMSs, por exemplo.

Porém, muitos usuários acabam utilizando senhas fortes (por exemplo, algo como “tjPaiV*ZRET3^%vf”) e, na falta de um bom gerenciador de senhas, de um bom controle ou até mesmo de cuidado, acabam perdendo ou se esquecendo de tais senhas. Sistemas web e CMSs possuem, claro, ferramentas para a recuperação de senhas. Para fazer com que os usuários recuperem seus acessos, escolhendo uma nova senha.

Mas e se o usuário não possui mais acesso ao e-mail cadastrado em seu CMS? Ao e-mail atrelado ao seu login? E se ele, de repente, esqueceu até mesmo a senha desta conta de e-mail, devido a tratar-se de uma conta pouco utilizada? Recuperar a senha de nada adiantará, então, pois todos os e-mails serão então enviados para esta conta de e-mail agora inacessível.

SenhaFelizmente, podemos realizar esta alteração de senha através do banco de dados do WordPress, diretamente e de maneira muito simples. Basta possuir acesso ao painel de controle da hospedagem (como o Cpanel, por exemplo) e utilizar, então, um simples comando.

Confira abaixo:

1) Faça login no painel de controle de seu servidor e acesse o phpMyAdmin;

2) Localize, no canto esquerdo, o banco de dados de sua instalação do WordPress, e clique nele;

3) Clique em “SQL”, à direita;

4) Será então exibido um campo para a digitação do comando. Digite o seguinte:

Não se esqueça de alterar “NOVASENHA” pela senha desejada (de preferência uma senha forte) e “nomedousuario” com o usuário cuja senha será alterada.

query MySQL phpMyAdmin

Por exemplo, o comando abaixo alterará a senha do usuário “codigofonte” para “tjPaiV*ZRET3^%vf”:

5) Clique no botão “Executar” (Run).

Com esta dica você pode alterar a senha de qualquer usuário de seu WordPress, mesmo sem acesso aos e-mails relacionados às contas, de forma fácil e rápida. Ela foi testada inclusive no novíssimo WordPress 4.0. Com o comando acima, a senha também foi convertida em um hash MD5.

Você pode se interessar

Polícia Federal não consegue quebrar criptografia de dois documentos de propina
Notícias
2 visualizações
Notícias
2 visualizações

Polícia Federal não consegue quebrar criptografia de dois documentos de propina

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017

Durante oito dias de ataque ininterrupto de força bruta, foram testadas 810 bilhões de combinações de senha, sem sucesso.

Microsoft mata o Windows Media Player
Notícias
15 visualizações1
Notícias
15 visualizações1

Microsoft mata o Windows Media Player

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017

Assim como fez com o Paint, programa será removido do Windows 10 na Fall Creators Update e se tornará opcional para usuários.

Western Digital quebra recorde com HD de 14TB
Notícias
26 visualizações
Notícias
26 visualizações

Western Digital quebra recorde com HD de 14TB

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017

Disco rígido hermeticamente fechado e preenchido com gás hélio poderia armazenar quase 3000 filmes com qualidade HD, mas preço ainda não foi divulgado.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações