0 Compartilhamentos 33 Views 1 Comments

Conheça alguns dos melhores antivírus para Android (5 alternativas)

25 de novembro de 2014

O Android é um sistema operacional móvel muito utilizado. Um grande número de fabricantes lança novos smartphones e tablets Android com frequência, e se juntarmos a isso o fato de que uma boa parte dos dispositivos em uso não são atualizados para a última versão do SO (ou o são com atrasos variáveis – que podem até demorar bastante), é fácil notarmos que existe aqui um certo problema relacionado à segurança.

Trata-se de um sistema operacional bastante fragmentado, e falhas e brechas de segurança não podem ser desconsideradas. O sistema inclui também um ajuste para evitar justamente que aplicativos de fontes desconhecidas (maliciosos, quem sabe – apesar disto não ser uma regra) sejam instalados (de fora do Google Play).

Este “bloqueio” pode ser desligado, é claro. Nossa recomendação, entretanto, é: mantenha-o ligado, e desligue-o apenas temporariamente, quando for baixar aplicativos de outras lojas seguras (como a da Amazon, por exemplo). Após o procedimento, ligue-o novamente.

Você vai encontrar esta opção nas configurações do seu Android, em “Segurança ==> Fontes desconhecidas”:

Android - Configuracoes - Seguranca

De qualquer forma, é importante lembrarmos que, como o Windows, o sistema operacional do robozinho verde se tornou muito popular. Em grande parte, isto se deve à enorme quantidade de aparelhos à disposição, para os mais diversos gostos e bolsos. O fechado iOS, da Apple, não é o alvo principal dos cibercriminosos (suas características, além disso, acabam fazendo com que ele seja mais seguro por si só).

E o Android, por sua vez, acabou “caindo nas graças” de quem cria malwares, da mesma forma que o sistema operacional da Microsoft no mundo dos computadores pessoais. Entretanto, também aqui, não há motivo para pânico.

danger-concept

Como sempre, nunca é demais lembrar de algo muito importante: quem pode prover a melhor proteção, ou pelo menos a primeira camada de proteção, é o próprio usuário, ao evitar clicar em links suspeitos e/ou desconhecidos, ao baixar arquivos e aplicativos apenas de fontes/lojas confiáveis, ao ficar de olho nos acessos que cada nova app requisita, no momento da instalação, etc. Evitar a instalação de aplicativos piratas utilizando utilitários específicos para isto também é altamente recomendável.

Antes, a presença de apps maliciosas no Google Play era grande, mas a loja hoje adota critérios mais rigorosos para a aprovação, o que acaba sendo benéfico para o sistema operacional como um todo, além dos próprios usuários. E que dizer de antivírus para dispositivos Android? Serão eles úteis?

A resposta a esta pergunta pode variar. Ela pode depender da versão do SO em uso, do nível de conhecimento do usuário, do aparelho e de como ele é utilizado, incluindo aqui o ambiente. De um modo geral, antivírus para Android podem ser úteis, podem ajudar a evitar problemas em situações em que o elemento humano falha. Eles podem garantir a segurança de um usuário com pouca experiência.

E alguns deles contam com algumas funcionalidades extras úteis e interessantes. Mas, também é importante destacar que alguns destes aplicativos podem deixar o aparelho mais lento (isto ocorre com mais frequência em dispositivos de entrada).

Mas vamos lá. Vamos apresentar a você 5 opções. 5 ótimos antivírus para smartphones e tablets Android. Alguns dos melhores.

360 Security

Este é um aplicativo desenvolvido por uma empresa chinesa, a Qihoo 360, a qual também possui soluções voltadas a PCs e Macs. O 360 Security é uma solução de segurança para dispositivos Android bem completa, que também conta com funções Anti-theft, as quais permitem a localização do smartphone ou tablet, no caso de roubo, e também o seu bloqueio, além da eliminação total de todos os dados nele contidos.

O 360 Security também conta com um recurso que permite a criação de uma lista negra, e a partir daí, o usuário pode bloquear SMSs e ligações de quem bem desejar. Este recurso também é capaz de ajudar a prevenir spams enviados através de mensagens de texto, algo que tem se tornado cada vez mais frequente.

360 SecurityO antivírus para Android da Qihoo 360 também é capaz de proteger aplicativos com senha. Um exemplo de utilização bastante interessante para este recurso seria o Evernote: usuários da edição gratuita não podem utilizar uma senha para a proteção de seus dados, de suas notas e cadernos, quando no smartphone ou no tablet. Com o recurso de “Bloqueio de aplicativos” do 360 Security, qualquer app instalada no device pode ser protegida, incluindo o Evernote.

Trata-se de uma espécie de “cofre”, e quando alguém tenta abrir qualquer um dos aplicativos bloqueados, é obrigado a repetir um padrão (algo similar à tela de bloqueio) previamente definido pelo proprietário.

Como quase todos os antivírus para dispositivos móveis, o 360 Security também oferece alguns recursos extras, como por exemplo monitor de dados (para o acompanhamento de consumo em franquias de dados, por exemplo), backup de contatos, consultor de privacidade (que analisa todos os aplicativos instalados e as permissões solicitadas e concedidas), limpeza do sistema (incluindo dados dos navegadores e arquivos APKs já utilizados para a instalação de apps e sem utilidade no momento), liberação de memória, etc.

Antes de cada varredura, o software também busca por vulnerabilidades no sistema, e exibe ao usuário um relatório que lista as vulnerabilidades encontradas, permitindo que o problema seja solucionado antes da busca por vírus e outros tipos de software malicioso.

A barra de notificações do 360 Security também é bem completa, e fornece acesso a alguns dos recursos da app, como por exemplo a limpeza de memória, sem contar com acesso à lanterna, aos alarmes e aos aplicativos recentes. O banco de dados de assinaturas de malwares do 360 Security é baseado na nuvem, e assim, a descoberta de novas ameaças ocorre mais rapidamente, e também mais rápida é a liberação de novas atualizações.

Trata-se de uma das soluções de segurança para Android de mais fácil utilização, dada sua interface clean e o pouco número de botões e opções. O 360 Security parece ter sido desenvolvido para trabalhar de maneira tal a exigir mínima interação do usuário, após a primeira varredura e a definição de alguns poucos ajustes. Uma ótima opção para usuários que não desejam muitas complicações.

[button color=”black” size=”medium” link=”https://play.google.com/store/apps/details?id=com.qihoo.security&hl=pt_BR” target=”blank” ]Clique aqui para baixar o 360 Security no Google Play[/button]

Avast Mobile Security & Antivirus

O Avast já é um velho conhecido de muita gente. A Avast Software é uma empresa sediada na República Checa, fundada no início dos anos 90, e possui soluções tanto para dispositivos móveis (Android e iOS) quanto para desktops. Ela oferece soluções de segurança, vale também lembrar, pagas e gratuitas.

O Avast Mobile Security & Antivirus é sua ferramenta de proteção para smartphones e tablets Android. Repleto de recursos, com versões em vários idiomas (incluindo português do Brasil) e dotado de uma interface muito bonita e organizada, o aplicativo conta com uma taxa de proteção de 99,8%, segundo o relatório da AV Comparatives de Julho/Agosto de 2014 (ref. segurança móvel).

Dotado de uma série de recursos extras, como por exemplo medidor de tráfego e bloqueio de aplicativos (semelhante ao “cofre” do 360 Security), o “Avast Mobile” também oferece proteção contra roubo, permitindo o rastreio e o bloqueio do aparelho em caso de sinistro.

Avast Mobile Security & Antivirus

Com seus vários módulos, ele monitora tanto aplicativos quanto URLs (alertando quando do acesso a websites maliciosos), além de arquivos (incluindo aqueles localizados em cartões de memória) e mensagens recebidas. O usuário pode também programar as varreduras, e o Avast Mobile Security & Antivirus possui também um Firewall (apenas mediante acesso root), o qual permite inclusive a criação de regras diversas, para a entrada e a saída de dados.

Seu log de eventos mostra toda a atividade de maneira organizada, incluindo atualizações da base de dados de definições de vírus e aplicativos que foram escaneados; este log, aliás, pode também ser exportado pelo usuário, caso necessário.

A proteção em tempo real do Avast Mobile Security & Antivirus é bastante eficiente, e além de verificar o dispositivo de tempos em tempos, ele é capaz de verificar todos os aplicativos, tanto no momento da instalação quanto no momento de cada execução.

A app também conta com um prático gerenciador de aplicativos, que mostra o quanto cada aplicação está consumindo em termos de recursos do sistema, lista suas permissões e permite seu rápido encerramento. Podemos dizer que o Avast Mobile Security & Antivirus é uma das melhores opções gratuitas para a proteção do seu Android, e vale também lembrar que você pode contar com mais recursos ainda, adquirindo a versão premium, por R$ 29,00 por ano ou R$ 4,00 mensais.

[button color=”black” size=”medium” link=”https://play.google.com/store/apps/details?id=com.avast.android.mobilesecurity&hl=pt_BR” target=”blank” ]Clique aqui para baixar o Avast Mobile Security & Antivirus no Google Play[/button]

G Data Internet Security Light

G Data é uma excelente solução de segurança desenvolvida pela alemã G Data Software. Trata-se de um software não muito conhecido no Brasil, o que é uma pena, pois tanto o antivírus sozinho quanto a suíte completa, para desktops, são excelentes, poderosos e repletos de opções (além de utilizarem duas engines de escaneamento, uma proprietária e outra desenvolvida por terceiros).

O G Data Internet Security Light é a alternativa da software house alemã para a proteção de dispositivos Android. Trata-se de uma solução de segurança robusta e de fácil utilização, que também oferece proteção em tempo real e verifica o celular durante a navegação na web, visando evitar URLs maliciosas, além de escanear arquivos durante o download e a execução.

Esta versão móvel do G Data também possui dois motores de verificação, o que contribui para aumentar sua eficiência. Segundo o relatório da AV Comparatives de Julho/Agosto de 2014 (ref. segurança móvel), o G Data oferece uma taxa de proteção de 100%.

G Data Internet Security Light

Ao baixar o aplicativo, o usuário pode testar todos os seus recursos premium durante um período de 30 dias. Terminado este período, caso a pessoa não realize a assinatura, os recursos especiais da versão paga são desativados e entra em cena, então, a versão Light. Mas, ainda assim, a app continua bastante interessante.

Recursos extras como “proteção de aplicativos”, que permite a execução apenas mediante a inserção da senha previamente definida, também fazem parte da suíte. Os recursos gratuitos do G Data Internet Security Light também incluem a verificação de aplicativos, tanto antes quanto após a instalação, além de definições de vírus sempre atualizadas, é claro, e controle de permissões de aplicativos instalados.

[button color=”black” size=”medium” link=”https://play.google.com/store/apps/details?id=de.gdata.mobilesecurity&hl=pt_BR” target=”blank” ]Clique aqui para baixar o G Data Internet Security Light no Google Play[/button]

Bitdefender Mobile Security & Antivirus

Outra boa opção para proteger seu dispositivo Android. O Bitdefender também é muito conhecido. Famoso, bem cotado e bastante utilizado, suas versões para desktop recebem sempre reviews bastante favoráveis por parte da imprensa especializada.

O Bitdefender Mobile Security & Antivirus, para Android, também conta com proteção contra roubo. Vale lembrar, entretanto, que trata-se de um software pago, ao contrário da versão para Windows, por exemplo, que possui um “irmão menor” totalmente gratuito. Após o período de testes, que dura 14 dias, o usuário deve desinstalá-lo ou então realizar a assinatura (US$ 14,95 por ano ou US$ 1,49 mensais).

Esta edição mobile do Bitdefender segue a mesma filosofia de sua versão para desktops. Pouca interação do usuário é exigida, ou seja, trata-se de um software que, basicamente, exige uma primeira configuração, alguns ajustes iniciais, e a partir daí trabalha de maneira bastante silenciosa. Como em uma espécie de “piloto automático”.

Bitdefender Mobile Security & AntivirusTambém dotado de proteção para a navegação, bloqueando sites com conteúdo malicioso, o Bitdefender Mobile Security & Antivirus conta com uma interface extremamente agradável. Seu consultor de privacidade fornece um score relativo ao grau de privacidade do equipamento, e o usuário pode identificar problemas logo de início, dependendo da “pontuação”.

Os relatórios de privacidade permitem a visualização das permissões que foram garantidas a cada aplicativo (como por exemplo, conexão à internet, acesso aos contatos, acesso à localização, etc), e a partir daí mesmo o usuário pode desinstalar algum software que, de repente, passe a ser visto com maus olhos.

O verificador de malwares da app também é capaz de varrer o cartão de memória, além da memória interna, e vale lembrar que além das verificações sob demanda, o Bitdefender Mobile Security & Antivirus analisa automaticamente os novos aplicativos.

Trata-se de uma boa opção de segurança para seu Android. Uma opção paga, que no entanto é capaz de manter você protegido sem muitas “firulas”, sem fazer com que você tenha de acessar diversas telas de configuração.

[button color=”black” size=”medium” link=”https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bitdefender.security&hl=pt_BR” target=”blank” ]Clique aqui para baixar o Bitdefender Mobile Security & Antivirus no Google Play[/button]

CM Security

O CM Security também conta com boas notas no AV Comparatives (99,9% de taxa de proteção), figurando ao lado de outros gigantes, como por exemplo Bitdefender, McAfee, e Trend Micro, por exemplo. Desenvolvido pela chinesa Cheetah Mobile, o produto também conta com versões localizadas em diversos idiomas, incluindo o português do Brasil.

Sua interface é bastante bonita e amigável, e ele conta com uma ferramenta dedicada para varreduras apenas no cartão de memória. Aplicativos também podem ser bloqueados mediante senha, com o CM Security, e a solução de segurança também conta com proteção contra roubo, oferecendo tanto o recurso de localização quanto o de bloqueio (e também o apagamento dos dados, claro).

CM SecurityA proteção é em tempo real: arquivos são escaneados no download e aplicativos também são verificados quando de sua execução. O software também conta com heurística, a qual pode ser mantida ativa ou não, e a proteção durante a navegação ajuda a evitar que o usuário caia em sites maliciosos.

Além disso, o CM Security permite que verificações sejam agendadas, e conta com uma ferramenta para a inserção de apps que devem ser ignoradas. Dentre suas ferramentas extras, ou seja, aquelas que, a princípio, não fazem parte daquilo que se espera de uma solução de segurança, temos um “limpador de privacidade”, para a eliminação dos dados de navegação.

[button color=”black” size=”medium” link=”https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cleanmaster.security&hl=pt_BR” target=”blank” ]Clique aqui para baixar o CM Security no Google Play[/button]

Finalizando

O CM Security, da mesma forma que o 360 Security, é um produto totalmente gratuito. O Avast conta com uma modalidade gratuita, a qual é também excelente, e também oferece recursos premium e pagos. Isto também acontece com o alemão G Data. Já o Bitdefender, por outro lado, é um antivírus pago: terminado o período de testes, ou você o adquire ou deve desinstalá-lo.

android-guard-with-shield

Ou seja, procuramos apresentar a você, leitor, opções bem variadas, incluindo aquelas que trabalham mais no “piloto automático”, de forma mais silenciosa, e outras que permitem um grau maior de interação e ajustes, como o Avast, por exemplo.

Os produtos acima não se encontram listados em nenhum tipo de ordem, vale ressaltar. É sempre importante lembrar que além dos cuidados por parte do usuário, a escolha do melhor antivírus tem também a ver com os gostos e necessidades de cada pessoa, assim como seu nível de conhecimento.

Listamos produtos conceituados, todos muito bem vistos pela crítica especializada, todos com recursos bacanas e capazes de fornecer alta proteção ao seu dispositivo Android, e esperamos que você goste.

Você pode se interessar

DICA EXTRA: Prepare seu Currículo de Programador // Vlog #53.1
Vídeos
11 visualizações
Vídeos
11 visualizações

DICA EXTRA: Prepare seu Currículo de Programador // Vlog #53.1

Gabriel Fróes - 9 de outubro de 2017

No último vídeo do canal demos algumas dicas sobre como preparar seu currículo para uma vaga de programador mas esquecemos de uma dica super importante que falaremos nesse vídeo.

Confira os principais trailers da New York Comic Con 2017
Notícias
21 visualizações
Notícias
21 visualizações

Confira os principais trailers da New York Comic Con 2017

Carlos L. A. da Silva - 9 de outubro de 2017

Festa dos quadrinhos foi palco de trailers de mega-produções do cinema e séries de TV: Liga da Justiça, The Walking Dead e novo Círculo de Fogo. Confira!

Google teria encontrado indícios de anúncios patrocinados pelo governo russo em sua plataforma
Notícias
7 visualizações
Notícias
7 visualizações

Google teria encontrado indícios de anúncios patrocinados pelo governo russo em sua plataforma

Carlos L. A. da Silva - 9 de outubro de 2017

Segundo o jornal The Washington Post, empresa teria começado sua investigação depois de casos similares no Twitter e no Facebook.

One Response

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Executivo da Microsoft confirma desinteresse no Windows Phone
Notícias
24 visualizações
24 visualizações

Executivo da Microsoft confirma desinteresse no Windows Phone

Carlos L. A. da Silva - 9 de outubro de 2017
Elon Musk critica Google Clips
Notícias
19 visualizações
19 visualizações

Elon Musk critica Google Clips

Carlos L. A. da Silva - 9 de outubro de 2017
Michel Temer vetou emenda que poderia censurar a internet
Notícias
22 visualizações
22 visualizações

Michel Temer vetou emenda que poderia censurar a internet

Carlos L. A. da Silva - 9 de outubro de 2017