0 Compartilhamentos 60 Views

15 fatos que você não sabia sobre o Facebook

21 de agosto de 2017

A maior rede social que o planeta já conheceu está presente na vida de muita gente, que utiliza o serviço como um pilar do seu dia a dia, compartilhando o cotidiano, afetos, desafetos, usando como balcão de negócios, álbum de família ou fogueira das vaidades.

Não importa: doze anos depois de surgir em um quartinho no alojamento de Harvard, o Facebook agora é um fenômeno mundial.

Mas a maioria dos usuários passa por ali diariamente sem conhecer todos os seus segredos… trazemos aqui quinze curiosidades que, de repente, nem Mark Zuckerberg conhece todas.

1) O botão “Curtir” não se chamava assim

Parece uma escolha óbvia que o botão se chame “curtir” (“like” em Inglês), mas nem sempre foi assim. Em seus primeiros dias, a equipe de desenvolvimento estava indecisa entre vários verbos e adjetivos diferentes e, na reta final, por muito pouco o famoso botão não se chamou “fantástico” (“awesome”, em Inglês).

2) E o pessoal larga o dedo mesmo no botão!

O botão permite uma interação rápida com uma postagem e, como muita gente diz, não custa nada dar uma “curtida”. Tanto é que o Facebook registra uma média de 4.5 bilhões de curtidas diariamente em postagens, fotos, vídeos e outras publicações. Teria sido um número tão impressionante se o botão fosse “fantástico”?

3) O Facebook tem um motivo para ser azul!

mark-zuckerberg-02

Explicado o “curtir”, resta a pergunta: por que a principal cor do Facebook é o azul? Não se trata de estudos de teoria da cor ou seu efeito sobre o humor das pessoas. É azul porque o chefe quis! Mark Zuckerberg sofre de daltonismo e tem dificuldades para enxergar diferenças entre vermelho e verde, incluindo suas tonalidades. Mas enxerga perfeitamente o azul e já declarou que é a cor “mais rica de todas para mim”, justamente por causa disso.

4) Mark Zuckerberg é o Rei

E o fundador da rede social manda e desmanda mesmo no seu espaço. Usuários descobriram que é literalmente impossível bloquear o perfil do executivo no Facebook. Ou seja, se ele está seguindo você, é para sempre, não adianta desfazer a amizade ou esconder nada. A empresa se defende dizendo que esse… recurso… não é exclusivo para Mark Zuckerberg, mas afeta também outras celebridades, para evitar a ação de scripts maliciosos criados para bloquear em massa os seguidores de figuras públicas. Então, tá, né?

5) Cristiano Ronaldo é o usuário mais popular do Facebook

cristiano-ronaldo

Zuckerberg bem que gostaria, mas a grande verdade é que a rede social que ele fundou só tem tem uma majestade e ela atende pelo nome de Cristiano Ronaldo. O perfil do astro do futebol é o mais curtido do Facebook, acumulando nada menos que 122 milhões de curtidas.

6) Nem todo mundo é popular

Mas… popularidade não é para todo mundo. Assim como no mundo real, não é possível agradar a todos e ter uma legião de amigos. A média de amizades na rede social é de 155 amigos e apenas 15% dos usuários do Facebook ultrapassam a marca de 500 amigos na plataforma.

7) Estamos todos mais próximos do que imaginamos

Embora não seja possível ser amigo de todo mundo, na rede social o espaço que nos separa é bem menor que os tais seis degraus de separação… segundo os algoritmos do Facebook, cada pessoa no planeta está a apenas 3.5 pessoas de estar conectada com todas as outras pessoas no planeta. Ou seja, você é, com certeza amigo do amigo do amigo do colega (nem tão amigo assim) de todo mundo!

8) Mas o Facebook também separa!

Infelizmente, o que nos une também nos divide e o Facebook é mencionado em um em cada três pedidos de divórcio registrados! Seja porque o marido foi flagrado pulando a cerca através da rede social ou porque a esposa fica mais tempo na rede social do que dando atenção para a família. Não seja essas pessoas.

9) Cibercriminosos adoram o Facebook

hacker-red

A popularidade do Facebook e sua presença em praticamente todos os lares da Terra o tornaram um alvo apetitoso para cibercriminosos. Segundo dados do próprio Facebook, há cerca de 600.000 tentativas de invasão de contas por dia, todos os dias.

10) Hora da naninha

O Facebook cresceu junto com as plataformas móveis e hoje em dia a rede social é mais acessada através de smartphones e tablets do que através de desktops. Isso provocou o surgimento de uma estranha estatística: o horário mais acessado do Facebook são aqueles minutos antes do sono. Ou seja, os usuários não estão indo pra cama sem antes dar uma última olhadinha.

11) Nem tudo é o que parece

Embora o Facebook tenha uma política restrita contra falsas identidades e anonimato, a própria empresa reconhece que cerca de 8.7% dos perfis existentes são completamente falsos. Parece uma porcentagem pequena, mas representa, na verdade, mais de 170 milhões de contas falsas. Se todos os perfis fakes fundassem uma nação, seriam o 8º país mais populoso do mundo.

12) Quem foi o “rosto” do Facebook?

Quando o Facebook ainda se chamava The Facebook, Mark Zuckerberg encomendou em 2004 um logo para um colega que efetivamente usou um rosto (“face”, em Inglês) para ilustrar o conceito. Embora Andrew McCollum, o criador do logo, jure de pés juntos até hoje que se inspirou em uma imagem do ator Al Pacino enquanto jovem, descobriu-se que a imagem fazia parte de um pacote de cliparts da Microsoft e era uma versão vetorial de uma foto do cantor Peter Wolf, da J. Geils Band.

13) Tempo é dinheiro

Você fica chateado quando o Facebook sai do ar ou dá aquelas travadas e nada acontece? Mark Zuckerberg fica mais chateado ainda. Cálculos realizados em 2014, sobre o faturamento da rede social, indicam que cada minuto fora do ar significa um minuto sem exibição de publicidade e isso quer dizer um prejuízo de US$24.420 para os cofres da empresa.

14) A hospedagem é cara

Se você tem um site na internet sabe o quanto custa uma hospedagem. Agora, apenas imagine o custo para hospedar… o Facebook! O tráfego consumido, o espaço em disco para guardar tanta foto, a redundância necessária, a divisão de carga: é muita coisa. Embora a empresa não forneça números oficiais, a estimativa é que o Facebook gaste aproximadamente 40 milhões de dólares todos os meses apenas em serviço de hospedagem.

15) Barack Obama é o dono da foto mais curtida do Facebook

Nem Zuckerberg, nem Cristiano Ronaldo, nem Al Pacino. Coube a Barack Obama, ex-Presidente dos Estados Unidos o mérito de publicar a foto mais curtida da história da rede social, no momento em que ele abraça a esposa e comemora sua segunda vitória nas urnas, garantindo “mais quatro anos” para seu mandato. A foto já conta com 4.8 milhões de curtidas e esse número continua crescendo, cinco anos depois.

Você pode se interessar

Startup catarinense traz mesa interativa para o Dia das Crianças
Notícias
21 visualizações
Notícias
21 visualizações

Startup catarinense traz mesa interativa para o Dia das Crianças

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017

Tecnologia da PlayTable é aposta para espaços recreativos em lojas, com jogos educativos para a garotada. Confira o vídeo!

Assistente virtual do Facebook Messenger agora entende Português
Notícias
13 visualizações
Notícias
13 visualizações

Assistente virtual do Facebook Messenger agora entende Português

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017

Sistema de Inteligência Artificial M age discretamente, se adapta ao usuário e só interfere em conversas quando detecta que pode oferecer sugestões,

Microsoft compra por 15 anos toda a energia gerada por fazenda de vento
Notícias
14 visualizações
Notícias
14 visualizações

Microsoft compra por 15 anos toda a energia gerada por fazenda de vento

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017

Complexo instalado pela General Electric na Irlanda é capaz de gerar 37-megawatt de energia e servirá para impulsionar serviços de computação em nuvem da Microsoft.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Mark Zuckerberg usou Realidade Virtual para visitar Porto Rico
Notícias
10 visualizações
10 visualizações

Mark Zuckerberg usou Realidade Virtual para visitar Porto Rico

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017
Microsoft mata o Windows Media Player
Notícias
23 visualizações1
23 visualizações1

Microsoft mata o Windows Media Player

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017
Western Digital quebra recorde com HD de 14TB
Notícias
42 visualizações
42 visualizações

Western Digital quebra recorde com HD de 14TB

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017