0 Compartilhamentos 13 Views

10 Projetos experimentais da Microsoft que você precisa conhecer

Por anos, uma das características mais conhecidas do Google era permitir que seus funcionários reservassem um horário no expediente normal para desenvolverem projetos paralelos ousados que poderiam ou não ser incorporados ao portfólio de produtos da empresa.

O que nem todo mundo sabe é que a Microsoft possui uma iniciativa semelhante intitulada Garage, uma plataforma criada para oferecer aos funcionários de todos os segmentos da empresa e colaboradores uma oportunidade de compartilhar e construir projetos fora do dia a dia.

Nem todo projeto do Garage cresce a ponto de se tornar uma aplicação comercial, mas todos tem um espaço de colaboração e desenvolvimento para evoluírem com liberdade. Recentemente, a Microsoft vem dado uma maior visibilidade a esses projetos, para que sejam submetidos também ao crivo da comunidade de usuários. Selecionamos aqui dez projetos que merecem sua atenção. Alguns deles já foram aprovados e lançados como produtos finalizados, enquanto outros ainda aguardam seu merecido lugar ao Sol.

1) Journeys & Notes

Journeys_and_Notes_02

Esse projeto experimental pode parecer a princípio ser mais um aplicativo de viagem, com dicas de destinos. Mas é exatamente o contrário: é um guia de trajetos, um “aplicativo social para o espaço entre a origem e um destino”. Trata-se de uma espécie de rede social onde viajantes que percorrem o mesmo percurso podem compartilhar seu conhecimento sobre o caminho.

Journeys & Notes já foi lançado como um aplicativo para Android. Através dele, usuários podem guardar anotações sobre o caminho, cadastrar conselhos e registrar os pontos do trajeto ao longo da jornada.

2) Home Team

Home_Team_01

A proposta deste projeto é automatizar e sistematizar algo que todos nós já fazemos rotineiramente: uma rede de recomendações. Quando se precisa de um mecânico para o carro, um eletricista ou um advogado, todos nós preferimos confiar em alguém que já prestou um bom serviço para uma pessoa conhecida.

Esse aplicativo foi lançado para o Windows Phone e serve como um portal de recomendações de serviços profissionais baseado em sua rede de contatos. Se não conseguir encontrar uma recomendação entre conhecidos, pode ser utilizada a rede global do Home Team por sugestões e avaliações. O aplicativo também pode se integrar com o Facebook.

3) Plumbago

Plumbago_01

A Microsoft continua perseguindo a meta de transportar para um dispositivo eletrônico a simplicidade de um caderno, seja para anotações, seja para desenhos e a plataforma Surface é mais uma tentativa nessa direção. Esse projeto busca funcionar como um complemento robusto para a criatividade, associando facilidade de uso com ferramentas poderosas.

Plumbago expande a utilidade do Surface com diversas funcionalidades, como “papel infinito” e aprimoramento de texto escrito à mão e outros recursos que não estariam disponíveis em um caderno convencional..

4) Social Share

social-share

Esse projeto combina Powerpoint com redes sociais, para quem precisa ou curte compartilhar seus arquivos. Esse plugin se integra com o aplicativo do Office para facilitar e muito a prática de compartilhar apresentações no Twitter ou no Facebook.

O Social Share permite que você compartilhe seu trabalho como álbuns, vídeos ou links através do OneDrive. Para quem não quer compartilhar a apresentação inteira, pode escolher slides individuais e convertê-los automaticamente como imagens.

Uma outra funcionalidade do plugin é fazer o caminho inverso, trazendo comentários e curtidas das redes sociais para dentro do Powerpoint.

5) Arrow

arrow

A Microsoft tem investido pesado para penetrar nas plataformas móveis e esse projeto é um claro sinal do interesse da empresa: ele é um launcher para Android criado com a intenção de tornar ainda mais acessível e fácil de usar a interface do sistema do Google.

Arrow é dotado de uma inteligência que aprende como o usuário utiliza seu smartphone ao longo do tempo e se adapta para tornar as tarefas mais fáceis. Aplicativos são rearranjados na tela baseado nos hábitos de uso, assim como contatos mais frequentes e arquivos e ligações mais recentes.

6) AutoTag ‘n Search My Photos

autotag

O Facebook possui um sofisticado sistema de reconhecimento de fotos, capaz de identificar seus amigos que aparecem em cada imagem. Mas, por que não trazer essa mesma tecnologia para sua biblioteca de fotos salva no computador ou na nuvem?

Esse projeto experimental se integra com sua conta no Facebook e reaproveita a tecnologia para marcar pessoas em sua coleção de fotos aprendendo a reconhecer os rostos. Baseado no que assimila do Facebook, o AutoTag vai automaticamente marcando todas as fotos salvas na pasta de imagens do disco rígido, assim como no OneDrive.

Quanto mais imagens marcadas no Facebook, mais preciso se torna o reconhecimento do aplicativo.

7) FindTime

FindTime_04

Quem nunca tentou marcar um encontro ou uma reunião apenas para descobrir o quão difícil é encontrar um horário que satisfaça a todos os envolvidos? O FindTime se propõe a fazer o que seu nome diz: encontrar tempo para que um evento aconteça. Os convidados sugerem sua disponibilidade e votam sobre as melhores propostas. A partir dos resultados, o aplicativo envia automaticamente um convite para os participantes da lista.

O projeto experimental foi integrado com o Outlook em Dezembro de 2015, de forma que os usuários podem enviar e responder através de email para ativar o sistema. Mas o aplicativo também oferece um serviço online acessível de qualquer dispositivo.

8) Snip

snip

A boa e velha captura de tela permanece imutável há décadas, mas esse projeto experimental adiciona funcionalidades extras a uma tarefa que todo mundo pratica. Com esse aplicativo, é possível adicionar comentários e até desenhos, antes de enviar o resultado final.

O Snip tampouco tenta acrescentar uma complexidade desnecessária ao processo: basta clicar e arrastar o mouse para capturar uma janela na tela. A partir daí, anotações e marcações ou mesmo comentários narrados podem ser acrescentados com igual facilidade. Dependendo do formato, o arquivo pode ser enviado como uma URL, copiado e colado ou mesmo enviado como um clipe de MP4.

9) InstaNote

InstaNote_01

Esse projeto foi idealizado como uma alternativa ao hábito de fazer anotações em reuniões. Embora importantes, é possível que se perca um pouco de atenção no que está sendo dito enquanto se está escrevendo, seja em caderno ou aplicação.

InstaNote visa substituir a anotação por um registro em áudio da reunião, mas sem precisar registrar o encontro inteiro, embora esteja sempre ativo.Quando o usuário ouve algo importante, ele seleciona uma das categorias presentes no aplicativo, para salvar os últimos 30 segundos de gravação.

Os registros podem ser enviados por email através da própria plataforma ou salvos na nuvem, com o OneDrive.

10) Mouse Without Borders

MouseWithoutBorders_screenshot_2

A proposta desse projeto experimental é oferecer aos usuários de PC a possibilidade de operar múltiplos dispositivos com uma única combinação de mouse e teclado, arrastando e soltando conteúdo, copiando e colando entre diferentes computadores.

Para quem trabalha com diferentes computadores ou servidores no mesmo ambiente, ou alterna entre um computador e um laptop, o Mouse Without Borders funciona como uma tábua de salvação.

Você pode se interessar

Startup catarinense traz mesa interativa para o Dia das Crianças
Notícias
21 visualizações
Notícias
21 visualizações

Startup catarinense traz mesa interativa para o Dia das Crianças

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017

Tecnologia da PlayTable é aposta para espaços recreativos em lojas, com jogos educativos para a garotada. Confira o vídeo!

Assistente virtual do Facebook Messenger agora entende Português
Notícias
13 visualizações
Notícias
13 visualizações

Assistente virtual do Facebook Messenger agora entende Português

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017

Sistema de Inteligência Artificial M age discretamente, se adapta ao usuário e só interfere em conversas quando detecta que pode oferecer sugestões,

Microsoft compra por 15 anos toda a energia gerada por fazenda de vento
Notícias
14 visualizações
Notícias
14 visualizações

Microsoft compra por 15 anos toda a energia gerada por fazenda de vento

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017

Complexo instalado pela General Electric na Irlanda é capaz de gerar 37-megawatt de energia e servirá para impulsionar serviços de computação em nuvem da Microsoft.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Mark Zuckerberg usou Realidade Virtual para visitar Porto Rico
Notícias
9 visualizações
9 visualizações

Mark Zuckerberg usou Realidade Virtual para visitar Porto Rico

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017
Microsoft mata o Windows Media Player
Notícias
23 visualizações1
23 visualizações1

Microsoft mata o Windows Media Player

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017
Western Digital quebra recorde com HD de 14TB
Notícias
42 visualizações
42 visualizações

Western Digital quebra recorde com HD de 14TB

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017