0 Compartilhamentos 19 Views

10 Fatos que você precisa saber sobre a Atualização para Criadores do Windows 10

Oficialmente, ela começa a a ser distribuída a partir do dia 11 de Abril para todos os usuários de forma gradativa, mas, depois de tantas prévias e funcionalidades anunciadas, tem muita gente ansiosa pela Atualização para Criadores do Windows 10.

Como assim, você ainda não está ansioso? É a primeira grande atualização do sistema operacional do ano com muitas novidades, e separamos aqui 10 fatos que que você precisa saber sobre a Atualização para Criadores do Windows 10:

1) Como instalar?

Se você acompanha o Código Fonte já deve saber que não precisa esperar até o dia 11 para baixar a atualização. Além do mais, a atualização pode não ser iniciada automaticamente por todos os sistemas, dependendo da forma como você configurou o Windows 10 para receber atualizações. Então, se a ansiedade é alta, a partir do dia 5, você já pode baixar o Assistente de Atualização que irá iniciar o processo manualmente.

windows-10-creators-update-redstone-2-upgrade-tool-leaked

É bom avisar que o a atualização é demorada, quase tanto foi a instalação original do Windows 10, então separe um tempo do seu dia para ela ou deixe executando na hora de dormir. Ao término do processo (e após algumas reinicializações), seu dispositivo executará a nova versão do sistema operacional (10.0.15063.11 Version 1703).

2) Privacidade máxima

A Microsoft sempre foi acusada de coletar mais dados dos usuários do que seria necessário e essa desconfiança só piorou com o Windows 10. Uma das missões dessa atualização é desfazer o mal-entendido e reassegurar o usuário que ele continua com controle total de seus dados. E o espaço para isso é o novo Painel de Privacidade.

A Microsoft se preocupou em explicar melhor cada um dos controles de privacidade liberados para os usuários, assim como o que acontece quando são ativados ou desativados. Essa política de privacidade faz parte das etapas de instalação para quem está migrando de outros sistema operacional ou instalando o Windows 10 do zero, mas também pode ser acessada a partir do Painel de Controle para ser alterada a qualquer momento.

3) Jogos!

A Microsoft está determinada em colocar o Windows 10 em seu ecossistema de jogos lado a lado com o Xbox One e a Atualização para Criadores reforça essa estratégia. Haverá uma aba dedicada a jogos na seção de Configurações do sistema operacional e a antiga Windows Game Bar passará a oferecer suporte a um número muito maior de jogos em tela cheia.

Para aumentar a integração com o universo do Xbox Live, a Microsoft adquiriu o serviço de transmissão de jogos Beam, para colocar suporte nativo ao recurso no Windows 10 e entrar no competitivo mercado de streaming, tentando arrancar uma fatia do Twitch ou do YouTube.

Mas uma das grandes mudanças está no chamado “Game Mode” do Windows 10, que irá analisar o hardware disponível no sistema e irá otimizar sua utilização ao máximo para obter a melhor performance na hora da jogatina, seja desabilitando serviços e turbinando drivers momentaneamente. É uma funcionalidade que já se encontrava disponível em aplicações de terceiros desde muitos anos e que passará agora a vir embutida no Windows 10 como uma alternativa para os jogadores.

4) Paint 3D

Sem dúvida, a mais alardeada novidade da Atualização para Criadores do Windows 10 foi também uma das primeiras reveladas: uma versão completamente moderna do Paint, com suporte a objetos 3D.

É uma guinada significativa para um programa que sempre ficou em segundo plano no Windows. Mas o objetivo da Microsoft é claro: fazer pelas imagens 3D (e consequentemente pela Realidade Virtual) aquilo que o Paint fez pelas imagens 2D, ou seja, popularizar o formato e colocar ao alcance de qualquer um um conjunto de ferramentas fáceis de compreender e manipular. Certamente o Paint 3D não tem condições de competir com soluções profissionais do mercado, mas essa nunca foi a intenção da empresa, e sim servir de introdução para um novo mundo.

Para estimular ainda mais a criatividade dos usuários e suas criações, a Microsoft também lançou  Remix 3D, um novo site lotado de imagens 3D produzidas por outros usuários do Windows 10 e cujo acervo deve disparar depois do lançamento da Atualização para Criadores.

5) Realidade Misturada

Todo esse foco em 3D tem um alvo: Realidade Misturada, a combinação de Realidade Virtual e Realidade Aumentada que a Microsoft quer liderar com o Windows 10. A nova atualização do sistema operacional traz o Windows Holographic, uma interface que permitirá ao Windows 10 estar preparado nativamente para oferecer suporte automático para aplicativos desenvolvidos para esse tipo de dispositivo. Enquanto outras empresas lutam para emplacar o hardware definitivo, a Microsoft busca ser a camada por trás da tecnologia.

Não que o HoloLens não seja um produto da Microsoft. Mas com um valor exorbitante de US$3000, ele está longe de ser popular. Entretanto, através do Windows Holographic, agora rebatizado de Realidade Misturada, a empresa pavimenta o caminho para que haja uma plataforma ampla de aplicativos e, ao mesmo tempo, abre espaço para criadores de hardware ofereçam soluções econômicas, compatíveis com configurações modestas de máquinas.

A maioria dos usuários não irá aproveitar os novos recursos agora nesse momento inicial, mas a Microsoft com certeza está plantando sementes para colher nos próximos meses ou anos.

6) Segurança máxima

A Microsoft não se cansa de repetir que o Windows 10 é o mais seguro de todos os sistemas operacionais que já criou e está determinada a manter o que diz. A Atualização para Criadores vai trazer uma série de melhorias que vão ajudar a tornar o sistema ainda mais blindado.

O elogiado Windows Defender irá ganhar um novo Centro de Segurança mais prático para o usuário, assim como ajustes internos para aperfeiçoar seu sistema de detecção de ameaças. Usuários corporativos terão ainda mais recursos para implementar políticas de segurança ao longo de todo seu parque de máquinas, inclusive o controverso bloqueio de instalação de aplicativos que não tenham vindo da Windows Store.

Assim como a Atualização de Aniversário introduziu o Windows Hello, para facilitar a autenticação do usuário no sistema, a nova grande atualização do Windows 10 fará o caminho inverso: a funcionalidade Dynamic Lock permitirá que o sistema seja bloqueado automaticamente, 30 segundos após um dispositivo móvel pareado ter sido afastado do computador. Em outras palavras, se você sair para almoçar e esquecer que bloquear o PC, ele se bloqueará sozinho tão logo você se afaste com o smartphone no bolso.

7) Livraria digital

Um pouco tardiamente, a Microsoft volta a prestar atenção no mercado em ascensão dos livros eletrônicos. Não é a primeira vez, mas poucas pessoas ainda devem se lembrar do Microsoft Reader. Desta vez, o Windows 10 se tornará o ponto central de uma nova investida, com suporte nativo aos principais formatos de ebooks dentro do Edge e uma loja completa montada dentro da Windows Store, transformando pouco a pouco a loja virtual em um sério competidor para a App Store ou a Google Play.

Os livros comercializados através da loja virão em formato PDF, mas o Edge oferece suporte a EPUB desde o ano passado, e agora passa a poder criar marcações, definir estilos e tamanhos de fontes e contar com o apoio de Cortana para pesquisas e comandos para facilitar a leitura. Ficou faltando apenas um recurso para criação de livros eletrônicos, o que, para uma atualização focada em Criadores, é uma falha marcante.

8) Será que agora o Edge emplaca?

Sobre o Edge, a Microsoft segue insistindo em seu novo navegador para que ele continue ganhando terreno diante da concorrência, apesar da ainda fraca adesão. Entre as novas funcionalidades adicionadas a ele com a Atualização para Criadores estão prévias de abas com mídia rica, um gerenciamento de abas mais robusto, armazenamento de abas, novos recursos de privacidade, bloqueio de Flash por padrão (o usuário ainda pode ativar o plugin caso a caso) e outros.

Dentro da estratégia da Realidade Misturada, o Edge ganha também a função de servir como portal de aplicativos para Realidade Virtual e Aumentada, saindo da esfera de simples navegador de internet e se convertendo em interface.

O Microsoft Edge também ganhou integração com o Microsoft Wallet, permitindo o armazenamento e o acesso rápido de informações financeiras e pagamento digital.

9) Mais bonito…

A possibilidade de customizar a aparência do Windows com temas é um recurso que remonta aos anos 90 mas estava meio esquecido nas versões mais recentes do sistema operacional. Com a Atualização para Criadores, a Microsoft busca resgatar essa ideia e irá ampliar as opções do que pode ser alterado em sua interface, assim como passará a oferecer Temas previamente preparados através da Windows Store.

Para quem não se lembra, Temas eram pacotes de customização que continham esquemas de cores, papéis de parede, protetores de tela, cursores, ícones e até mesmo sons diferenciados que eram aplicados todos de uma vez.

Durante as versões prévias da Atualização para Criadores, o processo de instalação de temas não estava simplificado, mas espera-se que agora sua implementação seja mais fluida.

10) E os dispositivos móveis?

A Atualização para Criadores do Windows 10 é válida para PCs, notebooks e tablets. Mas… e os Windows Phone? Embora pareça que a Microsoft tenha se esquecido da plataforma, a empresa prometeu que todos os dispositivos compatíveis com o sistema operacional também receberão uma atualização de aniversário, mas ela será distribuída a partir do próximo dia 25 de Abril. E mais: a Microsoft garante que seguirá dando suporte aos Windows Phone mesmo depois dessa atualização.

Sabe-se também que a atualização trará uma maior integração entre Cortana e o dispositivo, melhoria no Edge para ampliação de texto, uma melhor legibilidade em aplicativos UWP em alto contraste, melhorias nas configurações de conectividade e maior controle do usuário sobre as atualizações, além de outros recursos que também farão parte da versão para PC.
.

Você pode se interessar

Startup catarinense traz mesa interativa para o Dia das Crianças
Notícias
21 visualizações
Notícias
21 visualizações

Startup catarinense traz mesa interativa para o Dia das Crianças

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017

Tecnologia da PlayTable é aposta para espaços recreativos em lojas, com jogos educativos para a garotada. Confira o vídeo!

Assistente virtual do Facebook Messenger agora entende Português
Notícias
13 visualizações
Notícias
13 visualizações

Assistente virtual do Facebook Messenger agora entende Português

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017

Sistema de Inteligência Artificial M age discretamente, se adapta ao usuário e só interfere em conversas quando detecta que pode oferecer sugestões,

Microsoft compra por 15 anos toda a energia gerada por fazenda de vento
Notícias
15 visualizações
Notícias
15 visualizações

Microsoft compra por 15 anos toda a energia gerada por fazenda de vento

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017

Complexo instalado pela General Electric na Irlanda é capaz de gerar 37-megawatt de energia e servirá para impulsionar serviços de computação em nuvem da Microsoft.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Mark Zuckerberg usou Realidade Virtual para visitar Porto Rico
Notícias
10 visualizações
10 visualizações

Mark Zuckerberg usou Realidade Virtual para visitar Porto Rico

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017
Microsoft mata o Windows Media Player
Notícias
23 visualizações1
23 visualizações1

Microsoft mata o Windows Media Player

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017
Western Digital quebra recorde com HD de 14TB
Notícias
42 visualizações
42 visualizações

Western Digital quebra recorde com HD de 14TB

Carlos L. A. da Silva - 10 de outubro de 2017