Startup consegue reproduzir a voz de qualquer pessoa com precisão

A startup canadense Lyrebird apresentou uma tecnologia surpreendente que consegue reproduzir a voz de qualquer pessoa com precisão a partir de uma pequena amostra.

De acordo com a empresa, é necessário apenas um minuto de gravação para o algoritmo identificar padrões da fala e sintetizar qualquer frase e qualquer entonação como se fosse a voz da pessoa original.

A tecnologia levanta preocupações sobre seu uso mal-intencionado, seja para a disseminação de notícias falsas na internet, seja para a aplicação de golpes via telefone. Mas a startup alega que a publicação de seu algoritmo visa justamente popularizar a existência desse tipo de tecnologia, para alertar o público que a partir de agora qualquer um é capaz de manipular a fala humana de qualquer pessoa com facilidade, como já acontece com imagem e vídeo.

“Nós esperamos que todos fiquem cientes em breve que tal tecnologia existe e que copiar a voz de outra pessoa é possível. Mais especificamente, nós queremos chamar a atenção para a falta de evidências que gravações de áudio podem representar no futuro próximo”, informa a Lyrebird em uma página dedicada exclusivamente para as implicações éticas de seu produto.

Confira a voz do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiando o trabalho da Lyrebird:

A empresa canadense garante que está trabalhando em uma versão do algoritmo que poderá ser executada a partir da nuvem e ser acessada de qualquer navegador, sem a necessidade do usuário sequer precisar baixar programa algum. Eles afirmam que seu parque de servidores é capaz de gerar mil sentenças em apenas meio segundo.

A perturbadora brincadeira também serve de vitrine para outras tecnologias de voz da startup, que oferece a empresas a possibilidade de criar do zero uma voz sintética para suas aplicações, com possibilidade de diferentes entonações de acordo com a situação, simulando inclusive sentimentos humanos. Por enquanto, nenhum destes produtos está disponível para o público e a Lyrebird não tem um prazo determinado para o lançamento, mas ele deve acontecer ainda esse ano.

Queremos saber sua opinião