Por que o Facebook pagou um bilhão de dólares no Instagram?

Facebook expande seu império para o mercado móvel
A semana começou com a bombástica notícia da compra do Instagram pelo Facebook por um bilhão de dólares. Mas, afinal, por que a maior rede social do mundo gastou uma fortuna por um aplicativo de compartilhamento de fotos? A resposta está no mercado móvel.

Ainda que o Facebook lidere no setor de compartilhamento de fotos na web, já que 250 milhões de fotos são postadas diariamente na rede social, a liderança do Instagram nas plataformas móveis era indiscutível. Com 30 milhões de usuários do serviço, o aplicativo do Instagram conseguiu uma presença no mercado móvel que o aplicativo do Facebook nunca desfrutou.

Antes restrito aos dispositivos Apple, o Instagram deu um salto de mais um milhão de usuários ao oferecer suporte à plataforma Android alguns dias atrás. O sistema não parava de crescer e oferecia compartilhamento de fotos, comentários e até um mecanismo de “curtir”. A similaridade com a proposta do Facebook se aproximava da ameaça com o crescimento do Instagram.

Com a aquisição, analistas acreditam que as informações dos dois serviços possam ser cruzadas. Uma foto publicada no Instagram poderá ter marcados os seus amigos no Facebook, por exemplo. Outros dados como localização da foto, data, evento podem ser agregadas à base do Facebook, aperfeiçoando ainda mais seu conhecimento a respeito dos hábitos e perfil de seus usuários.

.