Motorola revela planos de construir smartphones modulares

A Motorola acaba de revelar o Projeto Ara, uma iniciativa open-source para smartphones modulares com o objetivo de “fazer pelo hardware o que a plataforma Android tem feito pelo software”. A empresa pretende criar um ecossistema que suporta hardware de terceiros para componentes individuais de smartphones – em outras palavras, você poderá atualizar o processador do seu telefone ou o display, por exemplo, comprando as peças de diferentes fornecedores.

A empresa afirmou que está trabalhando com a Phonebloks, que recentemente exibiu um conceito semelhante para smartphones modulares. A Motorola disse que planeja se envolver com a equipe da companhia durante todo o processo de desenvolvimento e “ajudar com seu conhecimento técnico”.

Smartphone poderá ter suas peças trocadas e atualizadas

Smartphone poderá ter suas peças trocadas e atualizadas

O Projeto Ara é composto pelo “endoesqueleto” do telefone (ou estrutura básica) e vários módulos. Os módulos “podem ser qualquer coisa”, disse a Motorola, dando exemplos que vão desde um novo teclado ou bateria, até componentes mais incomuns, como um oxímetro de pulso.

A Motorola afirmou que pretende conversar com desenvolvedores para começar a criar módulos para o Ara e espera lançar um kit completo de desenvolvimento ainda nesse ano.

Queremos saber sua opinião