Microsoft lança aplicativo que descreve o mundo para deficientes visuais

A Microsoft lançou um aplicativo para iOS que utiliza redes neurais para compreender o que está sendo visualizado pela câmera e descrever o mundo em áudio para deficientes visuais.

Batizado de Seeing AI, a iniciativa é mais um produto dos laboratórios de Inteligência Artificial da Microsoft e mais um investimento no ecossistema móvel da Apple, com soluções que não estão disponíveis nativamente.

O aplicativo é capaz de ler textos automaticamente, interpretar códigos de barra para recuperar informações e descrever produtos, analisar e descrever expressões faciais, reconhecer amigos e, em breve, poderá até mesmo reconhecer moedas e permitir pagamentos em dinheiro. Ele foi lançado de forma gratuita para iOS somente nos Estados Unidos e, por enquanto, não há previsão de lançamento para Android ou outros países.

Confira o Seeing AI em funcionamento:

A maior parte das funcionalidades disponíveis no aplicativo roda localmente, usando processamento do próprio dispositivo e dispensa uma conexão com a internet. Apenas funções experimentais, como descrição completa de cena e reconhecimento de texto manuscrito, exigem processamento através da nuvem operada pela Microsoft.

Saqib Shaikh, principal desenvolvedor do projeto, é ele mesmo um deficiente visual e entusiasta do uso da tecnologia para compensar os obstáculos que o cotidiano impõe. Ele revela que utiliza o Seeing AI no seu dia a dia, principalmente para leitura de placas e documentos. Ao contrário de aplicativos OCR que oferecem recursos similares, o Seeing AI é focado em um público específico e pode, inclusive, oferecer orientações sobre o enquadramento, sugere que o dispositivo seja movido mais para um lado ou para outro para melhorar a análise da cena.

Queremos saber sua opinião