Google inicia testes de bloqueador de anúncios nativo no Chrome

O Google tem planos para implementar um bloqueador de anúncios nativo no navegador Chrome e já foram iniciados testes da funcionalidade na plataforma Android.

A funcionalidade foi avistada disponível na mais recente versão Canary alpha do navegador para Android, mas não está habilitada para todos os usuários.

O recurso vem desabilitado por padrão nessa fase de testes, mas o Google já sinalizou que são grandes as chances que o bloqueio de anúncios venha ativado de fábrica na versão final do Chrome. Embora possa parecer contraditório que uma empresa sustentada em boa parte por sua própria plataforma de publicidade esteja prestes a implementar essa funcionalidade no mais utilizado navegador do mundo, vale lembrar que a meta do bloqueador é diferente dos bloqueadores tradicionais.

Serão adotados os mesmos padrões de classificação da Coalition for Better Ads (“Coalisão por Anúncios Melhores”, em Português), da qual  o Google é signatário, para filtrar anúncios intrusivos. O objetivo aqui não é oferecer aos usuários uma experiência de navegação livre de publicidade, mas buscar uma convivência com os anúncios de qualidade que não incomodam ou poluem as páginas, conforme as regras do próprio Google AdSense.

O Google não possui um calendário específico para implementar o recurso, mas fontes próximas consultadas pelo The Wall Street Journal apontam o início de 2018 como o prazo a ser atingido pela empresa. A aparição da funcionalidade em uma versão Canary do Chrome é um indicativo de que o desenvolvimento está evoluindo, embora o Google não tenha feito nenhum comentário oficial sobre o seu bloqueador de anúncios.

Queremos saber sua opinião