Fundador do Alibaba acredita que Inteligências Artificiais podem nos levar à III Guerra Mundial

Enquanto Garry Kasparov acredita que a Humanidade tem um grande futuro pela frente com as Inteligências Artificiais, o fundador do Alibaba não está tão confiante assim.

Em entrevista para a CNBC na quinta-feira passada, Jack Ma revelou que existe a possibilidade da nova revolução tecnológica nos conduzir a uma III Guerra Mundial.

Ma defende que os dois grandes conflitos em escala mundial que aconteceram no século XX foram resultado de revoluções descontroladas nos modelos de produção. Com o advento das Inteligências Artificiais, postos de trabalho serão eliminados e o mercado pode não estar preparado para isso. O resultado, segundo ele, “poderia ser a III Guerra Mundial”. O executivo também não descarta a hipótese de uma guerra entre humanos e máquinas, mas, nesse caso, acredita que a Humanidade triunfaria.

“É por isso que eu estou viajando, conversando com todos os governos e líderes de Estado e contando a eles que eles precisam agir rápido, se eles não se mexerem rápido, haverá problemas”, explicou Ma, que já completou um ciclo de 800 palestras ao redor do mundo e pretende atingir a marca de 1000 ainda esse ano. “Então, quando nós vemos que algo está a caminho, nós temos que nos preparar agora. Minha crença é que você precisa consertar o telhado enquanto ainda está funcionando”, completou em entrevista.

Apesar dos prognósticos sombrios, Jack Ma se mantém otimista sobre o uso da tecnologia e também defende que no futuro as Inteligências Artificiais permitirão que os humanos trabalhem menos. “Eu penso que nos próximos trinta anos, as pessoas irão trabalhar somente por quatro horas ao dia e talvez quatro dias na semana”, projeta o bilionário chinês. “Meu avô trabalhava 16 horas por dia na fazenda (…) Nós trabalhamos oito horas, cinco dias na semana”, acrescentou.

Queremos saber sua opinião