Firefox testa o uso de perfis múltiplos durante a navegação

O Firefox disponibilizou em seu canal de versões experimentais uma nova funcionalidade que permite a utilização de perfis múltiplos durante a mesma navegação.

Com esse recurso, o usuário poderia abrir abas utilizando uma identidade específica para cada uma. Seria possível, por exemplo administrar várias contas de rede social ao mesmo tempo, sem abrir outra janela.

O sistema funciona com quatro tipos de identidade padrão, sugeridas pela Mozilla: pessoal, trabalho, compras e banco. Cada uma delas tem seu próprio conjunto de cookies, dados indexados, armazenamento local e caches e funciona de forma independente das demais. Cada aba passa a ser identificada pela cor representando o perfil utilizado.

firefox-containers

Segundo os desenvolvedores da Mozilla, a ideia não é nova, mas sempre esbarrou em um obstáculo: como evitar que o usuário confunda os perfis e realize atividades pessoais em sua aba de trabalho ou vice-versa? Os responsáveis pelo Firefox ainda não tem uma resposta, mas pretendem coletar dados de utilização da versão experimental do navegador para tentar descobrir uma solução viável, antes de tornarem a funcionalidade pública para todos os usuários.

Os desenvolvedores que esse não é um recurso de privacidade. Identificadores ainda podem ser utilizados por empresas e governos, baseados na assinatura do navegador, nas características do sistema operacional ou mesmo no endereço IP do usuário. Apenas cookies podem ser isolados de acordo com cada perfil.

Queremos saber sua opinião