Festival de cinema usa Instagram para recriar filmes mudos

Festival criou perfis para filmes no Instagram

O Festival de Cinema Mudo de Toronto, que acontece no Canadá anualmente, decidiu mudar um pouco as coisas e uniu o antigo ao mais moderno: cenas de três filmes mudos foram dividas em fotos e postadas no perfil do Festival no Instagram. 

Se a Timeline for rolada rapidamente no modo de visualização “slideshow”, é criada a impressão de que as imagens estão em movimento. Entre os filmes recriados com o “efeito”, estão alguns clássicos da década de 20: “Sunrise: A Song of Two Humans”, feito em 1927, “Tumbleweeds”, de 1925, e o curta “Super-Hooper-Dyne Lizzies”, dirigido po Del Lord em 1925.

A iniciativa foi feita pela agência Cossete e, para a empresa, combinar o Instagram e o cinema mudo pode reviver filmes esquecidos e também colocar o festival em evidência. A agência ainda comparou a inovação do site de efeitos para fotos e a criação de filmes mudos: “é perfeitamente cabível usar uma tecnologia como o Instagram para promover a técnica do cinema mudo que, em sua época, no início do século XX, foi tão inovador quanto as plataformas digitais de hoje”, explicou.

O Festival de Cinema Mudo lançou um trailer mostrando um pouco de como é criado o “efeito” com o Instagram. Confira: