Ferramenta do Google mostra as áreas mais vistas dos sites

A nova ferramenta do Google Labs
Google Labs lançou na quarta-feira (16/12) o aplicativo Browser Size, que permite analisar quais regiões gráficas de um website são mais vistas pelos internautas.

A interface mostra os tamanhos das janelas dos navegadores mais utilizados pelos usuários com base em uma amostra de dados sobre as visitas no Google.com. Com um modelo de gráfico, as regiões são representadas em pixels de altura por largura.

A região marcada com um “90%” significa que 90% das pessoas que visitam a página têm sua janela aberta do tamanho daquele espaço ou maior, garantindo a visão desse pedaço.

Qualquer site pode ser testado com o sistema. Apesar da imagem sobreposta, a interação com o site funciona normalmente e é possível configurar a transparência dos gráficos.

A novidade é útil para analisar quais partes da interface de um website são mais vistas pelo público. No exemplo demonstrado pelo Google, há um botão para doações posicionado na área de 80%. Em outras palavras, 20% dos usuários não veem esse botão na visão inicial da página: um número significante que motivaria o designer a elevar a posição do botão para que mais pessoas o vejam sem ter que utilizar o rolamento.

Segundo um post no blog oficial, a taxa de instalações do Google Earth aumentou 10% quando a posição do botão de download foi movida 100 pixels acima. “Acreditamos que o aumento tenha acontecido por causa dos usuários que queriam testar o software, mas não conseguiam ver o botão para download”, afirmou o Google.

O aplicativo já está disponível para testes no Google Labs.

Com informações de IDGNOW.