ESET alerta sobre fraude no Google Play relacionada ao jogo Minecraft

A empresa de segurança ESET detectou 87 falsos mods de Minecraft no Google Play, expondo os jogadores a golpes virtuais.

Ao todo, foram identificadas cerca de 990 mil instalações dos falsos mods entre entre Janeiro e Março de 2017 e a ESET já  reportou a irregularidade para a loja virtual do Google.

“Para evitar esse tipo de golpe, é importante que o usuário sempre utilize as lojas oficiais para baixar os aplicativos e verifique as recomendações feitas por outras pessoas, assim com a pontuação e qualquer outro detalhe que ateste a autenticidade do aplicativo desejado”, afirma Camillo Di Jorge, Presidente da ESET Brasil. “Outro cuidado essencial é instalar e manter atualizada uma solução de segurança proativa em todos os dispositivos que acessam a internet”, complementa.

De acordo com a ESET, as aplicações falsas identificadas estão divididas em duas categorias: downloaders e redirecionadores. O primeiro é um Cavalo de Troia cuja função é realizar o download e instalar arquivos nocivos no sistema infectado da vítima, mostrando anúncios publicitários. No segundo tipo se enquadram aplicações maliciosas que redirecionam os usuários para sites fraudulentos.

Na categoria de downloaders, a ESET identificou 14 aplicações falsas que alcançaram 80 mil instalações. Sob o pretexto de serem um módulo adicional para rodar os jogos, os Cavalos de Troia rodam fora do aplicativo, exibindo anúncios não autorizados, interrompendo as atividades da vítima. Já na segunda categoria foram identificados 73 aplicativos maliciosos voltados a direcionar as vítimas para sites fraudulentos.

Queremos saber sua opinião