Cortana não pode mais usar o Google para fazer buscas no Windows 10

A Microsoft anunciou nessa quinta-feira que não será mais possível realizar buscas no Google através da assistente virtual Cortana no Windows 10.

A decisão é permanente e estaria baseada na integração entre Cortana, o Bing e o Edge no sistema operacional.

“Cortana foi criada para trabalhar com o Microsoft Edge e é movida pelo Bing”, esclareceu a empresa no comunicado oficial. A Microsoft também reclama de quem tentou configurar a assistente virtual para agir de outra forma: “infelizmente, na medida em que o Windows 10 cresceu em adoção e uso, nós vimos alguns programas contornando o design do Windows 10 e redirecionando você para mecanismos de buscas que não foram designados para trabalhar com Cortana”.

A empresa alega que esse tipo de ajuste do usuário resulta em “uma experiência comprometida que é menos confiável e previsível”. Para a Microsoft, a única forma de entregar uma experiência fluida para a assistente virtual é através do uso obrigatório do Bing e do Edge. Desde ontem, o navegador Edge e o mecanismo de busca Bing se tornam as únicas opções que Cortana pode abrir.

A Microsoft destaca que o usuário pode continuar utilizando o navegador que desejar e o mecanismo de busca de sua preferência no Windows 10 e que as mudanças afetam apenas a assistente virtual.

Queremos saber sua opinião