JavaScript – Guia do Programador [livro]


Editora: Novatec
Autor: Maurício Samy Silva
ISBN: 9788575222485
Lançamento: 2010
Páginas: 608

Encontre o melhor preço no Buscapé

Descubra o melhor preço de JavaScript - Guia do Programador [livro] no Buscapé

Resenha

JavaScript é uma linguagem de script usada em milhões de páginas web em todo o mundo para validar formulários, detectar objetos e adicionar uma série de outras funcionalidades interativas.

Com a guerra dos navegadores, conhecer as técnicas de detecção do navegador via JavaScript era requisito básico de desenvolvimento. Quanto mais surpreendente para o usuário o efeito ao entrar em uma página, tanto mais o desenvolvedor do site era conceituado na comunidade. Páginas que se abriam com os mais variados efeitos, janelas ocupando toda a tela, desaparecimento das barras de ferramentas do navegador, abertura de janelas pop-up com propaganda, bolinhas coloridas e flocos de neve ricochetando e caindo na tela, tudo era permitido e possível com JavaScript. Com a chegada dos Padrões Web e a consequente revisão dos conceitos de desenvolvimento de sites, novos rumos foram traçados, fundamentados em critérios de separação das camadas de desenvolvimento, acessibilidade, usabilidade e portabilidade. Como consequência, foi implementada a padronização da linguagem e do Document Object Model (DOM), revitalizando e alterando os conceitos de emprego de JavaScript.

As recomendações para a emergente HTML5 implementam novas e fantásticas APIs, capazes de proporcionar o desenvolvimento das mais ricas aplicações web. Contudo, a maioria das funcionalidades previstas nessas APIs, para funcionar com toda sua potencialidade, depende de JavaScript. Assim, modernos desenvolvedores e webdesigners não podem prescindir do conhecimento dessa poderosa linguagem.

Este livro aborda os fundamentos da linguagem, desde os conceitos mais básicos de programação web até as funcionalidades de emprego da linguagem segundo os conceitos de orientação a objetos. É uma referência abrangente dos recursos da linguagem. Descreve detalhadamente objetos, construtores, métodos, funções, propriedades e constantes definidas segundo as recomendações do W3C e as ECMAScript.

Nós queremos saber sua opinião aqui