Speccy: um programa gratuito para obtenção de informações e diagnóstico do hardware do computador

Quando chega o momento de realizar algum upgrade no seu computador, o que você faz? Abre o gabinete e confere, fisicamente, digamos, todos os componentes? Item por item? Esta é uma tarefa bem difícil, para não dizer impossível, obviamente, dependendo da situação.

São tantas as variações possíveis, são tantos os tipos de componentes, barramentos, frequências, fabricantes, frequências e complicações, que diversos usuários, principalmente aqueles menos acostumados a lidar com hardware, podem se ver em maus lençóis, ou então serem obrigados a contratar mão de obra especializada.

É justamente nestes casos que ferramentas como as abaixo (todas gratuitas) podem ser de grande valia:

E, é claro: ferramentas de diagnóstico e informações de hardware são válidas também caso você “apenas” deseje conferir o que está dentro do gabinete. Caso você deseje também se certificar de que não comprou gato por lebre, por exemplo, quando da aquisição de sua última “super máquina”.

E aqui pode também entrar em cena uma outra solução gratuita. Uma solução extremamente útil, leve e dotada de uma interface simples e agradável. O Speccy é um software bastante interessante, capaz de realizar uma varredura completa na máquina e listar a seguir todos os itens de hardware nela presentes.

Speccy

Não apenas isso: o programa também entra em detalhes a respeito de cada componente. Por exemplo, com ele, é possível descobrir quantos slots de memória existem na placa mãe, qual o clock do processador e quantos núcleos ele possui, qual o socket, etc.

O Speccy divide todas as informações em seções: sistema operacional, memória, CPU, placa mãe, gráficos, armazenamento, drives óticos, áudio, periféricos e rede.

Cada uma destas seções pode ser acessada de maneira tal que o usuário é capaz de conferir detalhes a respeito de cada item de hardware. Assim, por exemplo, é possível conferir a interface da memória (DDR3, DDR4), a quantidade total de RAM instalada no PC, a latência, etc.

Também é possível a obtenção de maiores detalhes sobre a placa mãe, como por exemplo o fabricante e o modelo do chipset, sem falar em especificações completas da placa de vídeo (fabricante, modelo, memória, clock, resolução máxima, etc.

O Speccy está localizado em mais de 30 (trinta) idiomas diferentes, incluindo o português do Brasil.

Clique aqui para baixar o Speccy gratuitamente

Obs: o Speccy também é capaz de detectar e exibir voltagens e temperaturas dos diferentes elementos em seu computador. Assim, é possível, por exemplo, conferir também como vai a saúde e a temperatura de seus discos rígidos.

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião