Descubra o que está ocupando mais espaço em seus discos com o WinDirStat

Seu HD está lotado? Você já precisou instalar algum game, ou algum software “pesado”, e de repente percebeu que não havia mais espaço disponível? Infelizmente, esta é uma situação que pode ocorrer, vez ou outra, na vida de todos que trabalham com informática ou que dependem de computadores de alguma maneira.

Se você armazena, por exemplo, muitos vídeos, muitas fotos, muitos documentos importantes, é natural que uma hora ou outra você acabe com o disco rígido lotado. Se você tem o hábito de fazer backups (em CDs, DVDs, pendrives, HDs externos, nuvem, etc – algo que recomendamos fortemente), é até possível realizar alguns procedimentos temporários visando “desafogar” seus discos, de vez em quando. De qualquer forma, isto é algo que não recomendamos, afinal de contas, você não quer perder nada neste meio tempo, não é mesmo?

E se você utiliza como drive primário um SSD pequeno, por exemplo, é possível que você se veja com pouco espaço disponível dentro de pouquíssimo tempo, uma vez que só o sistema operacional pode acabar ocupando uma boa parte do espaço útil.

Neste momento, algumas ferramentas podem ser bastante úteis. O WinDirStat é um pequeno utilitário para Windows que oferece um panorama bem interessante, no tocante a espaço, a respeito de todos os drives do seu computador e de como eles estão sendo utilizados.

WinDirStat

Ele é, de certa forma, semelhante ao SpaceSniffer (a respeito do qual já escrevemos aqui no Código Fonte). Porém, trata-se de um software mais simples, mais direto ao ponto (seu instalador, aliás, possui meros 630KB).

O WinDirStat realiza uma varredura inicial em todos os discos que você solicitar. A partir daí, ele fornece informações valiosíssimas a respeito do(s) disco(s), incluindo um gráfico colorido extremamente autoexplicativo, através do qual é facílimo perceber onde estão e quais são as maiores pastas.

O software também oferece uma listagem de todas as pastas do disco em formato de árvore (tudo é perfeitamente expansível), e existe também um painel, além disso, que lista os arquivos ordenados por tipo/extensão, sendo que tudo, ali, conta com legendas coloridas que correspondem à parte gráfica na parte inferior.

Clicando em cada bloco colorido, as estatísticas/informações superiores, relacionadas à localização, ao tamanho, ao percentual de ocupação, ao número de arquivos contidos na pasta em questão, etc, são rapidamente atualizadas, e o inverso também ocorre. Aliás, tudo é automaticamente atualizado, escolha o usuário qualquer uma das opões disponíveis (gráficos, painel em forma de árvore, painel relativo ao tipo de arquivo, etc).

Os gráficos fornecem um panorama muito interessante ao usuário, também, permitindo que este tenha uma ideia de como o disco rígido está ocupado, de onde estão os arquivos e pastas maiores/mais pesados, de maneira visual e bastante didática.

O WinDirStat também oferece um menu exclusivo para que o usuário confira rapidamente qual é o espaço livre disponível no disco (exibido também no gráfico colorido), além de ferramentas de zoom (“in” e “out”). Vale a pena também lembrar que vários discos podem ser analisados/visualizados ao mesmo tempo.

Infelizmente, entretanto, o software não está disponível em português. Mas ele roda em diversas versões do Windows, incluindo Windows XP, 7, 8 e 10.

Clique aqui para baixar o WinDirStat

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião