CPU-Z : informações e diagnóstico de computadores e smartphones Android

O CPU-Z é uma excelente alternativa ao HWiNFO (não que este último não funcione bem, muito pelo contrário). Ele também permite que usuários de computadores descubram o que está dentro do gabinete, sem que seja necessário abri-lo.

Trata-se de uma ferramenta gratuita e também extremamente útil, capaz de determinar qual é o processador, qual o clock, a memória cache e a quantidade de memória RAM instalada (além do barramento). Ele também é capaz de informar o fabricante e o modelo da placa mãe, e assim por diante.

CPU-Z Windows

O CPU-Z também identifica corretamente a placa de vídeo e monitora em tempo real cada um dos núcleos do processador. Desenvolvedores também podem baixar o SDK do aplicativo e pensarem em uma série de utilizações para sua engine de detecção.

Uma das vantagens do CPU-Z em relação ao HWiNFO é a existência de uma versão para dispositivos Android, disponível também gratuitamente no Google Play. Com este aplicativo, o usuário pode descobrir uma série de detalhes a respeito do seu smartphone, como por exemplo qual é o SoC e qual a arquitetura, o clock e a quantidade de memória, o fabricante e o modelo do aparelho, a resolução de tela, informações sobre a bateria, temperatura, etc.

CPU-Z Android

Tanto o software para Windows quanto a app Android são muito interessantes. Tanto se você deseja confirmar aquilo tudo que seu técnico te disse quanto se você está pensando em instalar mais memória em seu computador, por exemplo, ou então em adquirir uma nova placa de vídeo.

Clique para baixar o CPU-Z para Windows

Clique para baixar o CPU-Z para Android no Google Play

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião