Conheça o 7-Zip, aplicativo grátis para compressão e descompressão de arquivos

Comprimir arquivos e/ou pastas é uma necessidade bastante frequente, mesmo atualmente, com drives cada vez maiores e serviços de armazenamento na nuvem os mais diversos à disposição.

Com enorme frequência somos obrigados, por exemplo, a comprimir arquivos, seja para liberar espaço em disco, seja para enviá-los por e-mail, ou até mesmo durante rotinas de backup.

Podemos comprimir diversos arquivos até mesmo para formar “pacotes”. Pacotes estes contendo vários outros arquivos, pastas e subpastas, os quais então podem ser compartilhados de diversas maneiras, de forma muito mais rápida e simples.

Obviamente, quando falamos em compressão de arquivos e pastas, também devemos pensar na descompressão de tais arquivos, afinal, os destinatários (ou nós mesmos) deverão realizar tal procedimento a fim de obter acesso ao conteúdo.

Existem inúmeros softwares desenvolvidos para esta finalidade, muitos deles pagos e famosos, como por exemplo WinZip, WinRar, StuffIt, etc.

7-Zip

Mas também existem alternativas gratuitas, e uma delas é o excelente 7-Zip, criado pelo programador russo Igor Pavlov, o qual existe desde 1999. Pavlov, aliás, também é o responsável pela criação do formato de compressão 7z, utilizado em seu aplicativo (e em vários outros).

O 7-Zip, acredite, é o único aplicativo do tipo que você precisará manter instalado em seu computador. Ele é extremamente fácil de usar, bastante leve e cheio de excelentes recursos. Além disso, ele se encontra totalmente localizado em português do Brasil (dentre vários outros idiomas – mais de 70 idiomas estão disponíveis).

Trata-se de um software, além disso, opensource e capaz de suprir às necessidades da grande maioria dos usuários quando o assunto é compressão e descompressão de arquivos.

7-Zip

O 7-Zip também possui como formato nativo o 7z já citado acima, um formato aberto que garante altas taxas de compressão (dependendo do método utilizado), além de suporte a arquivos maiores (até 16000000000GB). Isto não impede, entretanto, que você trabalhe com outros formatos (.zip, .gzip, .tar, .arj, .cab, .deb, .rar, etc). Dotado de uma interface extremamente clean, o 7-Zip também possui recursos extremamente úteis. Ele oferece, além disso, suporte a arquivos RAR (apenas para descompressão).

Várias opções adicionais e funcionalidades interessantes também estão disponíveis no momento de comprimir arquivos e pastas. O usuário pode definir o nível da compressão (normal, rápida, ultra, etc), o método (LZMA, LZMA2, PPMd e BZip 2), e pode também definir se o arquivo resultante deverá dividido em mais de um arquivo, sendo também possível definir o tamanho de cada volume, em bytes.

É possível criptografar o arquivo gerado, e a criação de arquivos SFX (Self-Extracting Archive, ou arquivo auto-extraível) também faz parte do pacote. Arquivos compactados também podem ser abertos e visualizados internamente no 7-Zip, antes da descompressão, e o software possibilita inclusive a verificação de checksum.

7-Zip

Também pode-se trabalhar com o 7-Zip através do menu de contexto do Windows: ele se integra automaticamente após a instalação, e a partir daí podemos comprimir e descomprimir arquivos e pastas facilmente, além de realizar adições a arquivos comprimidos já existentes. Alguns tipos de arquivos, como .txt, por exemplo, ainda podem ser editados internamente, antes da descompressão.

O 7-Zip é um excelente software gratuito. Ele é extremamente fácil de usar, e contempla as funções e recursos mais procurados quando se trata de compressão e descompressão.

Ele roda nas seguintes versões do Windows: 10 / 8 / 7 / Vista / XP / 2012 / 2008 / 2003 / 2000 / NT (32 e 64 bits).

Obs: também existem versões para sistemas Linux.

Clique para baixar o 7-Zip gratuitamente

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião