Administre seus bancos de dados facilmente com o Chrome MySQL Admin

Desenvolvedores e webmasters geralmente precisam realizar diversas tarefas que envolvem bancos de dados MySQL. Backups que envolvem o comando “mysqldump”, reparações e otimizações diretamente no SSH, etc. A lista de tarefas, situações e métodos pode ser bem longa.

Existem, obviamente, vários métodos, ferramentas e alternativas. Você pode se conectar a bancos de dados remotos (e gerenciá-los) através de um software opensource como o MySQL-Front, por exemplo, e pode também utilizar alternativas oferecidas pelo seu próprio provedor de hospedagem (incluindo softwares proprietários ou o também opensource e amplamente utilizado phpMyAdmin).

A lista de alternativas disponíveis, aliás, pode ser enorme. Existem aplicativos gratuitos, aplicativos opensource, softwares comerciais/pagos, etc (dentre eles, podemos destacar o “Mysql Workbench”, por exemplo).

Através de tais ferramentas, é possível realizar uma infinidade de tarefas, e não apenas backups. Podemos administrar, realmente, nossos bancos de dados, remotamente, e isto inclui tarefas tais como, por exemplo, exclusão de spam e alteração de senhas, além de queries as mais diversas que podem ser digitadas nos editores inclusos.

Aliás, se você utiliza o WordPress, não deixe também de dar uma olhada no artigo abaixo, o qual conta com algumas queries bastante úteis:

Nesta dica, entretanto, gostaríamos de te apresentar uma ferramenta extremamente útil, capaz de facilitar bastante a administração de seus bancos de dados MySQL. Obviamente, encare-a como mais uma alternativa à sua disposição, levando em consideração tudo o que dissemos acima.

Chrome MySQL Admin

Trata-se de um aplicativo totalmente gratuito e disponível na “Chrome Web Store”. Sim, trata-se de um aplicativo para o famoso e largamente utilizado navegador Google Chrome (e não, tal browser não serve apenas para consumir memória RAM em demasia).

Estamos falando do “Chrome MySQL Admin”, desenvolvido por Yoichiro Tanaka. A App, facilmente instalável, é prática e de fácil uso, além de contar com uma interface extremamente clean. Ela conta com os recursos presentes nos gerenciadores MySQL mais usados do mercado, e também permite, é claro, que você rode queries SQL sem problema algum.

O “Chrome MySQL Admin” roda no Google Chrome, portanto, é possível instalá-lo e executá-lo em uma variedade bem grande de dispositivos e sistemas operacionais, incluindo Chrome OS, Linux, Windows e Mac.

O aplicativo permite conexões diretas aos bancos de dados (com ou sem o uso de SSL) ou então sobre SSH (desde que as credenciais necessárias sejam fornecidas, obviamente). Todas as conexões, incluindo suas respectivas credenciais, podem ser salvas para acesso futuro e rápido, e ele também permite o uso de filtros e possibilita a visualização das linhas das tabelas ou então exibição no modo estrutura.

O “Chrome MySQL Admin” também armazena um histórico, uma espécie de log, digamos, contendo todas as operações realizadas desde a última conexão, e seu editor de queries conta com uma função de “autocompletar”, para facilitar ainda mais as coisas. Para os administradores de plantão, a prática ferramenta também lista todos os processos em execução, além de criar rapidamente diagramas ER.

Obs: após instalada, a ferramenta pode ser facilmente acessada no Google Chrome, através do menu/botão “Apps”.

Clique aqui para baixar o “Chrome MySQL Admin” na “Chrome Web Store”

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião