Verifique arquivos e URLs em busca de vírus com ferramenta online grátis

O VirusTotal é um serviço online totalmente gratuito que permite o upload de arquivos para análise, visando averiguar se os mesmos contam com algum tipo de vírus. Adquirido pelo Google em 2012, o site utiliza as engines de diversas soluções de segurança, incluindo várias famosas e bastante utilizadas por usuários do mundo todo.

Avira, Kaspersky, BitDefender, ClamAV, ESET, F-Secure, GData, McAfee, Panda, TrendMicro, Symantec e Sophos são algumas das soluções que emprestam seu poder ao VirusTotal, ajudando nas análises.

Utilizar o serviço é bastante simples: basta selecionar o arquivo desejado e clicar em “Análise”. O arquivo será então enviado e submetido a uma “vistoria” pelas engines de todos os softwares anti-malware parceiros do VirusTotal, e os resultados começarão a aparecer dentro de pouco tempo.

VirusTotal

Vale lembrar que a duração da análise dependerá do tamanho do arquivo enviado, sendo que existe um limite de upload de 64MB. Além disso, é importante ressaltar que sempre é possível nos depararmos com situações que envolvem diferentes resultados e/ou algum falso positivo, ou seja, um (ou vários) antivírus detectar vírus onde não existe, enquanto outros não acusam nada, e vice-versa.

Justamente por isso, o VirusTotal deve ser utilizado como uma segunda opinião, como um auxiliar naqueles momentos de dúvida, até mesmo devido à limitação de 64MB por arquivo. Lembre-se de que o serviço permite apenas o envio de arquivos para análise, e não realiza nenhum tipo de scan em seu computador.

É possível também buscar por malware em URLs, através da respectiva aba na página principal do VirusTotal. Simplesmente digite o endereço e clique em “Análise”. Simples assim.

Um outro modo de utilizar o serviço é enviando os arquivos via e-mail. Para isto, basta enviar um e-mail com o arquivo suspeito em anexo (com até 32MB) para scan [arroba] virustotal [ponto] com e aguardar a resposta. Para receber os resultados em texto puro, digite “SCAN” (sem aspas) no assunto.

Para recebê-los no formato XLM, utilize “SCAN+XML” (também sem aspas). No entanto, é importante destacar que o VirusTotal funciona mais rapidamente através de sua interface web.

Clique para acessar o VirusTotal

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião