Uma ferramenta online pode ajudar a descobrir se o seu PC roda determinado game

Jogar no PC tem enormes vantagens. A plataforma aberta, a liberdade, o fato de não utilizarmos uma máquina única e exclusivamente voltada a jogos, os mods, capazes de aumentar bastante o fator replay, a beleza de diversos jogos, a grande variedade de títulos (incluindo muitos que são exclusivos da plataforma), e por aí vai.

Obviamente, também temos de contar com alguns reveses, como por exemplo o atraso de determinados títulos (que chegam primeiro nos consoles) ou até mesmo o não lançamento de muitos deles para o PC. E um dos “problemas” enfrentados por quem joga no PC é lidar com requisitos mínimos e recomendados.

Saber identificar, com fase nas informações divulgadas pelas desenvolvedoras de jogos, se o hardware que se tem em mãos é capaz de rodar aquele jogo tão aguardado. Se ele rodará o game “com tudo no máximo” ou se ajustes terão de ser feitos nas opções gráficas (anti-aliasing, resolução, filtros, sincronização vertical, nível de detalhes, de sombras, qualidade das texturas, etc).

Trata-se de uma tarefa que pode chegar a se tornar bem cansativa, pelo menos naqueles casos onde o jogador possui uma máquina montada já há alguns anos, com uma GPU já um tanto quanto ultrapassada, por exemplo.

O “Can You RUN It?” pode ajudar você nestes momentos. A ferramenta online gratuita pode fornecer uma grande ajuda, principalmente para quem possui pouca experiência na área. Ela é constantemente atualizada, e jogos mais recentes são inclusos bem rapidamente (The Sims 4, por exemplo, lançado há poucos dias atrás, já faz parte dos testes disponibilizados pelo “Can You RUN It?”).

Can You RUN It?

Basicamente, o que a ferramenta faz é “dar uma olhada no seu PC”. Isto para começar, claro. Verificar todo o seu hardware a fim de descobrir qual o seu processador, qual o clock, quantidade de memória RAM instalada, sistema operacional, placa de vídeo, versão do DirectX, quantidade de espaço livre em disco, placa de som, etc).

Após a detecção do hardware, o “Can You RUN It?” então compara as informações obtidas com aquelas que possui em seu banco de dados, de acordo com o jogo escolhido. São os “requisitos mínimos” e os “requisitos recomendados”, de acordo com os fabricantes. A ferramenta aponta onde estão quaisquer possíveis problemas e ainda fornece sugestões.

Vale lembrar, entretanto, que o sistema é básico, no sentido de não considerar nenhuma das variantes possíveis no mundo do PC gaming. Utilize-a mais como uma segunda opinião, ou apenas para ter um panorama geral de sua situação.

Muitas vezes pode ocorrer do “Can You RUN It?” apresentar resultados marcados em vermelho, o que pode significar que sua máquina não roda o jogo em questão (ou que ela “falha” em determinado quesito), quando na verdade ela roda, ou vice-versa.

Lembre-se: você sempre pode realizar ajustes na grande maioria dos jogos para PC, de forma tal a adequá-lo à sua configuração, mesmo que isto signifique jogar em uma resolução inferior ou com uma qualidade gráfica média. Isto não é levado em consideração pela ferramenta, pois ela trabalha de forma bastante exata, ou seja, ela apenas compara a sua configuração com os dados fornecidos pelos desenvolvedores.

Da mesma forma, possíveis gargalos no sistema que podem levar a quedas de performance jamais serão considerados (e, assim, nem sequer mencionados) pelo “Can You RUN It?”. Sendo assim, tome cuidado com os resultados obtidos, e não deixe de realizar testes.

Usar a ferramenta é bastante simples. Basta acessar o site e digitar o nome do jogo no campo “1) Search for a game”. Em seguida, clique no botão “Can You RUN It” e aguarde. Os resultados serão apresentados dentro de poucos segundos.

Vale lembrar que você precisa possuir o Java instalado para que a detecção automática funcione. Caso não possua, ou ele não esteja atualizado, você pode resolver esta pendência ou então baixar e instalar um pequeno aplicativo que será automaticamente executado sempre que você for tentar realizar algum teste. Por padrão, também, o seu navegador bloqueará tudo: não se esqueça de permitir a execução.

Can You RUN It

O “Can You RUN It? é uma boa ferramenta online, capaz de ajudar você a ter pelo menos uma ideia básica do hardware que tem em mãos e do que é preciso para rodar inúmeros jogos. Use, lembrando mais uma vez, com cautela. Jamais confie cegamente e não se esqueça de que o PC é uma plataforma que permite a realização e ajustes os mais diversos.

Clique para acessar o “Can You RUN It?”

Clique para acessar o “Can You RUN It?”

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião