GTMetrix: análise e dicas para melhorar a velocidade de carregamento do seu site

A velocidade de carregamento de um website é essencial. Ou, melhor dizendo, é essencial contar com páginas que não demoram uma eternidade para carregar. Um site que demora muito para carregar não é lá muito saudável. Além de possíveis problemas junto aos motores de busca (principalmente o Google), sabemos que os visitantes desistirão de conhecer e acessar seu conteúdo caso seu site demore muito para carregar.

Obs: obviamente, também temos de nos lembrar de que a velocidade poderá ser maior ou menor para cada um dos visitantes, dependendo da conexão deles com a internet, dos dispositivos utilizados, etc.

Diversos fatores podem influenciar na maior ou na menor velocidade de carregamento. Vários deles estão ligados ao servidor, ao hardware do mesmo, aos recursos instalados e disponíveis, a possíveis sobrecargas, etc.

Vários, também, estão ligados à maneira como o próprio site foi desenvolvido, às tecnologias e ferramentas utilizadas, às otimizações realizadas (ou à ausência delas). Detectar onde está o problema é essencial, bem como corrigi-lo.

Existem algumas ferramentas bem interessantes neste sentido, as quais podem fornecer um insight valioso. Uma delas é o Pingdom. E existe também o GTMetrix.

GTMetrix

O GTMetrix é uma ferramenta online gratuita e extremamente útil. À partir do fornecimento da URL, o serviço fornece não apenas o tempo de carregamento do site, mas também uma série de informações e recomendações valiosíssimas aos webmasters e desenvolvedores em geral.

Logo de início, o site confere uma pontuação à página, com base em seu banco de dados (levando em consideração todas as análises já realizadas). Ele também indica o tempo total de carregamento (em segundos) e o peso da página (em MB), além do número de requests realizadas.

Logo mais abaixo, entretanto, o GTMetrix fornece uma série de recomendações com base na análise recém realizada (cada uma delas também com sua respectiva pontuação, a qual, é claro, serve para dar uma ideia bem clara e rápida a respeito das prioridades).

Todas as recomendações feitas, além disso, são exibidas em ordem de prioridade: das mais críticas para as menos críticas. Cada um dos itens/recomendações pode ser expandido, para que o webmaster confira maiores detalhes, incluindo endereços exatos onde os possíveis problemas acontecem.

Dentre as recomendações exibidas após a análise (cada uma delas com as respectivas indicações de ausência do recurso/tecnologia/facilidade/otimização), temos, por exemplo, compressão gzip, redirecionamentos, caching, otimização de imagens, minimização CSS, etc.

O GTMetrix também permite o download de um relatório completo com todos os detalhes da análise realizada (acesse no lado direito da tela – botão “Download PDF”), além de possibilitar a comparação de resultados (acesse através do botão “Compare” – no lado direito da tela).

Através do “Compare”, é possível especificar uma segunda URL e então, após a devida análise, conferir todos os dados lado a lado, para comparação.

Vale ressaltar que todos os recursos são gratuitos, e não existe nem mesmo a necessidade de registro/login. Entretanto, caso você decida se registrar, algumas opções interessantes são liberadas.

E uma delas tem a ver com o local a partir do qual os testes são realizados. Assim, e até mesmo para evitar/testar diferentes situações envolvendo a latência, é possível escolher servidores (e realizar os testes) em um dos seguintes países:

  • Canadá;
  • Brasil;
  • Austrália;
  • Índia;
  • Reino Unido;
  • China;
  • Estados Unidos;

O GTMetrix também mantém uma página com os 1000 sites mais rápidos da web.

Clique aqui para visitar e utilizar o GTMetrix

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião