GoodBye.Host: migre facilmente websites, e-mails e bancos de dados entre provedores

Migrar um website pode ser uma tarefa bastante trabalhosa, dependendo das tecnologias envolvidas, do tamanho dos bancos de dados, da quantidade de e-mails armazenados, etc.

Webmasters, desenvolvedores em geral e administradores podem passar por momentos bastante complicados quanto for necessário trocar de host, e nesta dica gostaríamos de comentar a respeito de uma ferramenta muito interessante e extremamente útil, a qual vem bem a calhar nestes momentos.

Caso sua empresa de hospedagem atual não esteja satisfazendo suas necessidades, é natural que você pense em mudar. Você pode estar enfrentando problemas com o suporte técnico, por exemplo, ou então com serviços precários. O desejo de migração pode também ter origem em altos preços cobrados, ou você pode desejar reduzir problemas com latência, caso hospede em servidores fora do país.

Você sabe que para migrar um site dinâmico, um site que utiliza banco de dados (um site em WordPress, por exemplo), é necessário transferir não apenas os arquivos e pastas do mesmo, mas também o(s) banco(s) de dados.

O procedimento manual (e usado por grande parte dos usuários) seria, digamos, baixar todos os arquivos e pastas via FTP e realizar um dump do banco de dados MySQL (do servidor “velho”). A seguir, todos os arquivos e pastas deveriam ser enviados para o novo host, incluindo o banco de dados. Tudo deveria, então, ser aí restaurado.

Migrar, obviamente, pode representar uma grande dor de cabeça, e é aí que pode entrar em cena um serviço bem interessante, chamado GoodBye.Host. Trata-se de uma ferramenta online gratuita desenvolvida pela Umbler, uma startup de cloud hosting brasileira (e, sim, é claro: o GoodBye.Host é também uma ferramenta desenvolvida por brasileiros).

GoodBye.Host

A ferramenta simplifica o processo de transferência entre hosts, e não impede, além disso, a transferência para outros hosts. Ou seja, você pode tanto utilizá-la para migrações de outras empresas de hospedagem para a própria Umbler quanto entre outras empresas (ou seja, mesmo que não venha a utilizar a Umbler).

Todo o tráfego é realizado via SSL, e a ferramenta é bastante amigável. Observe, porém, que o tempo de migração pode variar bastante, dependendo das condições e do desempenho dos servidores origem e destino, das tecnologias envolvidas e da quantidade de dados.

Utilizar o GoodBye.Host é bastante simples. Para começar, ao acessar o site da ferramenta, escolha uma das três opções abaixo (o seu e-mail também será solicitado, e você será avisado quando do término de cada operação):

  • Website migration (migração de websites – para transferência de arquivos e pastas);
  • Email migration (migração de e-mail);
  • Database migration (migração de bancos de dados);

A seguir, basta preencher os formulários, informando os dados relacionados (nomes dos bancos de dados, usuários, portas, senhas, endereços dos servidores, contas de e-mail, diretórios origem e destino, etc).

Obs: no caso de e-mails (IMAP) e websites, por exemplo, é possível também forçar a utilização de SSL e FTPS, respectivamente.

Obs 2: os responsáveis pelo GoodBye.Host também garantem que nenhuma senha é armazenada nos servidores do serviço;

O GoodBye.Host é uma ferramenta prática e user-friendly, bastante interessante, também, para quem não gosta de “colocar a mão na massa”. Vale também a pena destacar que o serviço é totalmente gratuito.

Clique aqui para acessar o GoodBye.Host

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião