Como programar através do navegador com inúmeros recursos

A nuvem se faz cada vez mais presente em nossa vida. Serviços os mais diversos atendem também às mais diversas necessidades e usuários, sendo até mesmo difícil, muitas vezes, distinguir onde começa e onde termina o cloud based.

Se você é um programador, certamente utiliza várias ferramentas no seu dia a dia (talvez até mesmo este ótimo editor, quem sabe). Ferramentas colaborativas, ferramentas para organização de projetos, editores, etc. Você também já deve ter passado pela seguinte situação: vontade, ou necessidade, de colocar a mão na massa” e, no entanto, não ter seus arquivos, seu código, seus projetos e seu computador, à mão.

É aí que pode entrar em cena uma ferramenta online extremamente útil. O Codeanywhere é uma plataforma online, robusta e repleta de recursos valiosíssimos para os desenvolvedores. Ele pode ser acessado à partir de qualquer computador conectado à internet. À partir de qualquer navegador.

Codeanywhere

Com ele, você pode editar e criar novos arquivos. Você pode programar, diretamente em seu browser. A linguagem? Você escolhe: PHP, ASP, Python, Ruby, HTML, JavaScript, etc.

O Codeanywhere permite que você acesse e edite seus projetos em qualquer lugar, sempre continuando de onde parou. Para começar a usar, basta um rápido cadastro, e a versão gratuita permite inclusive a utilização dos aplicativos para Android e iOS (e, sim, comece a trabalhar no iOS, por exemplo, continue no Android, depois passe para o desktop, e assim por diante – a plataforma é indiferente).

O serviço também permite a colaboração com outros usuários (com diferentes níveis de permissões), independentemente do sistema operacional e/ou do local em que eles se encontram. É possível também a edição de arquivos em servidores FTP ou SFTP, e através do recurso DevBox os desenvolvedores contam com seu próprio ambiente de desenvolvimento para testes (sendo possível inclusive a escolha da quantidade de memória RAM e do espaço em disco). Várias DevBoxes podem ser executadas ao mesmo tempo, aliás.

Integração com o GitHub também faz parte do pacote, além da possibilidade de conexão com diversos serviços de armazenamento na nuvem (como Google Drive e Amazon S3, por exemplo), e o Codeanywhere possui também a capacidade de se conectar a servidores via SSH.

O sistema também mantém várias revisões dos arquivos e projetos, sendo possível ao programador (dependendo da versão/plano utilizado – incluindo a gratuita) reverter para versões anteriores sem problema.

O layout do editor do Codeanywhere é bastante customizável, além disso tudo, e diversos esquemas de cores e temas estão à disposição do usuário. Funções para localização e substituição de código também estão presentes, e ele também conta com realce de sintaxe.

Clique aqui para acessar o Codeanywhere

Baixe o aplicativo para dispositivos iOS

Baixe o aplicativo para dispositivos Android

Obs: só não se esqueça de conferir as limitações e os recursos de cada plano – inclusive do plano gratuito

Queremos saber sua opinião