SpaceSniffer: descubra o que está ocupando mais espaço em seus discos

Muitas vezes você acaba percebendo que seus discos estão lotados. Que você possui informações demais, dados demais. Que não há mais espaço para a instalação de um jogo novo, por exemplo, sem que você entenda o porquê. Sem que você saiba o que está ocupando tanto espaço.

Você pode ter HDDs, SSDs, pendrives ou até mesmo drives externos USB repletos de dados, fotos, vídeos, imagens e, muitas vezes, coisas que você não deseja. Muitas vezes, até, você nem consegue identificar onde está o problema. Você não consegue encontrar o que está ocupando tanto espaço, aquele espaço valioso que poderia ser utilizado para a armazenagem de algo importante.

As ferramentas embutidas no Windows, infelizmente, também não ajudam muito. Que tal, então, contar com um auxílio?

Spacesniffer

O SpaceSniffer é um pequeno aplicativo gratuito desenvolvido por um programador italiano chamado Umberto Uderzo. O software não precisa nem ser instalado no seu computador: você baixa apenas um pacote compactado que contém um executável pronto para ser utilizado, o qual pode inclusive ser utilizado de maneira portátil, em um pendrive, por exemplo.

O SpaceSniffer é capaz de informar, de forma extremamente intuitiva e, o melhor de tudo, visual, o que está ocupando espaço em seus drives, sejam eles quais forem. O usuário especifica, assim que o programa é inicializado, qual drive deverá ser analisado, e tudo então será exibido através de retângulos coloridos extremamente informativos.

Tudo é bastante óbvio, aliás: retângulos maiores representam diretórios maiores, os menores, é claro, diretórios menores, e assim por diante. A forma de representação da estrutura dos diretórios também é bastante autoexplicativa, é importante ressaltar.

O SpaceSniffer exibe, portanto, uma espécie de “mapa de utilização” dos discos, e através dele você poderá descobrir que “aquela pasta do Steam é a grande vilã no seu disco rígido”.

O software conta com algumas configurações bem interessantes, além disso. É possível configurarmos o tamanho e a forma geométrica dos blocos, cores, o estilo da animação e o zoom, níveis de contraste, bordas, etc. Estes acabam sendo detalhes cosméticos, é claro, e o que realmente importa é a informação visual oferecida pelo aplicativo.

Tão logo iniciado, o software exibe o conteúdo da raiz. O usuário pode, a partir daí, acessar cada bloco individualmente. Ao fazer isto, vale lembrar que o conteúdo do diretório em questão será exibido/representado de maneira visual pelo SpaceSniffer, ou seja, podemos visualizar diretórios e subdiretórios também através de tais blocos.

O SpaceSniffer é uma ferramenta bastante interessante, e muitos usuários irão se surpreender com a quantidade de espaço em disco que poderá ser recuperada após a análise. Após a análise, utilize as informações exibidas para decidir o que deve e o que não deve permanecer no drive.

O software roda nas seguintes versões do Windows: 2000, XP, Vista, 7, 8, 8.1 e 10.

Clique aqui para baixar o SpaceSniffer

O vídeo abaixo mostra um pouco do software rodando:

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião