Remover, Desativar e Limitar as Revisões no WordPress

Desde a versão 2.6 do WordPress existe o recurso de revisões nos posts, quer dizer que a cada vez que uma publicação é salva (inclusive em modo rascunho) uma versão de todo o conteúdo é salva e fica disponível para restauração, caso seja preciso.

Então você deve estar pensando: Para cada alteração seja de que tamanho for o WordPress salva o conteúdo completo, como se fosse um outro post? A resposta é sim.
Não me entendam errado, este recurso é sem dúvida muito útil para editores, mas com muita revisões a performance do banco de dados tende a cair consideravelmente.

A partir do momento que suas publicações vão ficando mais antigas a probabilidade de você precisar restaurar uma revisão diminui bastante, não é verdade? Essas revisões provavelmente só estarão lá ocupando um espaço desnecessariamente.

Você mesmo pode resolver isso, removendo as revisões do seu blog WordPress utilizando apenas um comando simples em SQL. Para executar corretamente, altere o prefixo da tabela se necessário.

Apresentamos 2 soluções para resolver esta situação:

Solução #1

DELETE FROM wp_posts WHERE post_type = 'revision'

Essa solução é a mais simples e remove apenas os POSTS da tabela marcados como REVISION.

Solução #2

DELETE a,b,c
FROM wp_posts a
LEFT JOIN wp_term_relationships b ON (a.ID = b.object_id)
LEFT JOIN wp_postmeta c ON (a.ID = c.post_id)
WHERE a.post_type = 'revision'

Essa solução é mais completa pois além de remover os POSTS marcados como REVISION também remove TAG e até CATEGORIA associadas ao POST.

Desativando o sistema de revisões

Para desativar o sistema revisões no WordPress basta adicionar a seguinte linha de comando em seu arquivo wp-config.php:

define('WP_POST_REVISIONS', false );

Limitando o número de revisões de um post

Se você não deseja desativar o sistema revisões mas sim limitar um número máximo de revisões a serem armazenadas por post, adicione a seguinte linha de comando em seu arquivo wp-config.php:

define('WP_POST_REVISIONS', 3);

No exemplo acima limitamos em 3 o número máximo de revisões em um post.

Sobre Gabriel Fróes

Apaixonado por tecnologia, desde que me entendo por gente gosto de computadores e afins. Aprendi sistema binário aos 9 anos (usando caixinha de fósforos e ervilhas) e desde então nunca mais parei de estudar e aprender coisas novas sobre tecnologia. Sou operário da codificação desde 1996 onde tive oportunidade de trabalhar em projetos sensacionais dentro da GE, Xerox, BNDES entre outras empresas. Atualmente estou envolvido na área de desenvolvimento de negócios.

Queremos saber sua opinião