Como verificar a versão do PHP do servidor

Em um projeto para um cliente. um plugin para WordPress se recusava terminantemente a funcionar, apesar do CMS estar atualizado até a última versão e o plugin ter funcionado no ambiente de teste.

Acabei descobrindo que o plugin precisava de uma versão mínima do PHP rodando no servidor e o servidor em que o site estava hospedado estava utilizando uma versão pra lá de defasada do PHP.

Mas, como se descobre isso? Se você não tem acesso direto ao servidor de hospedagem ou se seu serviço de hospedagem nem mesmo te oferece essa informação, você pode descobrir isso usando somente um bloco de notas e um serviço de FTP qualquer.

Primeiramente, crie um arquivo chamado teste.php usando o bloco de notas ou seu editor de código preferido. O nome é opcional, mas esse arquivo deverá conter o seguinte código:


Salve o arquivo e o suba por FTP para o servidor web. Ao acessar a página através de um navegador, a página irá exibir a versão do PHP suportada pelo servidor:

php-version

Se você desejar obter ainda mais informação do que isso, você pode utilizar o comando PHP Info(). Seu código-fonte então ficaria assim:


Salve o arquivo com o nome que desejar, suba para o servidor web e acesse a página PHP desejada para obter um relatório bastante extenso do suporte ao PHP no servidor:

php-info

Queremos saber sua opinião