Como se tornar um “beta tester” do WhatsApp no Android e obter acesso antecipado a novos recursos

O WhatsApp é seguramente um dos mensageiros instantâneos mais utilizados na atualidade. Adquirido pelo Facebook, o aplicativo é também alvo de algumas polêmicas.

Por mais que existam concorrentes de peso (e no caso do Brasil, também temos de nos lembrar dos infelizes bloqueios ordenados pela justiça), incluindo um do próprio gigante das buscas, o app continua reinando soberano, tendo ultrapassado a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais alguns meses atrás.

Obs: o Telegram também não deve ser desconsiderado, obviamente, ainda mais depois que ganhou também uma plataforma de games.

Novos recursos são adicionados com alguma frequência ao WhatsApp, e estes, geralmente, são disponibilizados inicialmente para o grupo de testadores, através de versões beta distribuídas para usuários cadastrados.

WhatsApp

Já é possível, por exemplo, realizar chamadas de vídeo através do mensageiro, mas o recurso, por exemplo, está disponível apenas aos “beta testers”. Felizmente, é bastante simples se tornar um “beta tester” e conferir em primeira mão, também, as novidades e novos recursos disponibilizados.

Confira abaixo como realizar o procedimento em dispositivos Android:

1) Antes de qualquer coisa, abra o navegador de sua preferência e faça login em sua conta do Google (no Gmail, por exemplo). Lembre-se: deve ser a mesma conta cadastrada/utilizada no smartphone;

Obs: é importante ressaltar que você já deve possuir o WhatsApp instalado no celular;

2) No navegador, acesse a página abaixo:

https://play.google.com/apps/testing/com.whatsapp

3)  Na página para testadores do WhatsApp, clique no botão “Tornar-se testador”:

Whatsapp - Beta Tester

Pronto! A mensagem “Você agora é um testador” será exibida, e a partir de agora, você faz parte do grupo de testadores do aplicativo e receberá as versões beta contendo novidades e novos recursos.

Observe que de agora em diante será necessário aguardar um pouco para receber as novas versões ou então forçar a atualização, visitando a página do aplicativo no Google Play.

Obs: também é possível deixar o grupo de testadores a qualquer momento. Para isto, basta acessar novamente a URL descrita no item “2” (acima) e clicar no link “Sair do programa”.

Neste caso, será então necessário desinstalar o aplicativo do smartphone e reinstalá-lo, utilizando a versão normal, disponibilizada para o público em geral (também através do Google Play).

Obs 2: é importante também ressaltar que no caso das versões beta para testes, problemas podem ocorrer. É possível que você se depare com bugs diversos. Portanto, fique atento e só realize sua inscrição no programa caso isto não seja um problema para você.

Enquanto isso, confira também:

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião