Como monitorar o status do seu PC

Indicadores de Caps Lock, Num Lock, Scroll Lock ou atividade do disco rígido são elementos mais ou menos presentes em todos os teclados ou carcaças de notebooks e PCs. Mas o que fazer quando eles não existem?

Hoje em dia é comum encontrar unidades onde o fabricante decidiu que esse tipo de led é desnecessário e você pode acabar sendo obrigado a usar um dispositivo que não possui esses indicadores.

Tem gente que se acostuma, tem gente que nem dá pela falta, mas também tem gente que gostaria de saber quando o Caps Lock está ativado ou se o disco rígido ainda está respondendo! Para esse último caso, nós recomendamos a ferramenta gratuita TrayStatus. Totalmente customizável, ele coloca os indicadores que você precisa diretamente na barra de tarefas do Windows, do lado do relógio.

A instalação não tem surpresa e é compatível inclusive com o Windows 10. Alguns indicadores já devem aparecer no sistema após a instalação, mas você pode configurar ao seu gosto clicando com o botão direito no ícone padrão do TrayStatus e escolhendo a opção TrayStatus Settings.

settings-statusindicators

É possível que os ícones e indicadores desejados não estejam sendo exibidos no sistema. No Windows 10, você pode ajustar quais elementos irão aparecer nessa área da Barra de Tarefas clicando com o botão direito em qualquer lugar livre da própria Barra de Tarefas e escolhendo Configurações. Em seguida, clique na opção “Selecione os ícones que devem aparecer na barra de tarefas”. Esse também pode ser um bom momento para se livrar daqueles ícones que você não tem necessidade, inclusive de outros programas…

O TrayStatus é gratuito com essas funcionalidades, mas na sua versão profissional (a partir de US$9,99) ele também é capaz de monitorar a performance da memória e da CPU no seu sistema.

traystatus

Queremos saber sua opinião