Como instalar o Bash do Linux no Windows 10

A “Atualização de Aniversário do Windows 10” (ou “Windows 10 Anniversary Update”) finalmente chegou. Quer dizer, muitos usuários podem ainda não tê-la recebido, e neste caso, uma boa ideia é tentar forçar o update.

Para isto, basta acessar este site (da própria Microsoft), baixar a ferramenta “Assistente de Atualização do Windows 10” e executá-la. Lembre-se, porém, de que o processo poderá demorar bastante, portanto, opte por fazê-lo nos momentos mais oportunos, com menos trabalho/carga.

A “Atualização de Aniversário do Windows 10” trouxe uma série de novidades, e você pode também dar uma olhada neste nosso artigo a respeito, para ficar por dentro:

Uma das novidades introduzidas pelo update, aliás, é o Bash do Linux. Sim, estamos falando da famosa e adorada (por muitos odiada) linha de comando do Linux, e através do recurso, software Linux poderá ser executado dentro do Windows 10 (algo, de certa forma, oposto ao que obtemos com o Wine).

Trata-se, aliás, de um recurso introduzido no sistema operacional mediante uma parceria entre a Microsoft e a Canonical (empresa por traz da distribuição Ubuntu); o recurso é, também, baseado no Ubuntu.

Entretanto, o Bash do Linux não é ativado por padrão no Windows 10. E neste artigo vamos te ensinar a ativá-lo. Vamos lá:

1) Antes de qualquer coisa, você precisa ter certeza de que a “Atualização de Aniversário do Windows 10” foi instalada no seu computador. É preciso ter certeza de que você possui o build 14316 do sistema operacional. Além disso, vale ressaltar que o recurso está disponível apenas nas versões de 64 bits do OS. Feitas estas verificações, vamos ao passo seguinte;

2) Clique no menu “Iniciar” e vá em “Configurações”;

3) A seguir, no aplicativo “Configurações”, vá em “Atualização e segurança”:

Windows 10 - Bash Linux

4) Na tela seguinte, vá em “Para desenvolvedores” e marque a opção “Modo de desenvolvedor”:

Windows 10 - Bash Linux

Confirme, a seguir, a ativação do “modo desenvolvedor” e aguarde a instalação dos respectivos pacotes.

Obs: talvez seja necessário reiniciar a máquina.

5) Clique novamente no menu “Iniciar” e digite o seguinte (sem aspas) na caixa de busca:

“ativar ou desativar recursos do windows”

6) Assim que o atalho for exibido, clique nele com o botão esquerdo do mouse;

7) A seguir, na janela “Recursos do Windows”, localize o item “Subsistema do Windows para Linux (Beta)” (ou então, “Windows Subsystem for Linux – Beta”):

Windows 10 - Bash Linux

8) Marque a opção, clique em OK e aguarde o término da instalação do recurso;

Obs: poderá ser necessário reiniciar o computador logo a seguir;

Obs 2: antes da primeira execução do Bash, será necessário aceitar os Termos do Serviço;

9) Pronto! O Bash do Linux foi instalado no seu Windows 10! Para “chamá-lo”, simplesmente clique no botão “Iniciar” e, na caixa de busca, digite “bash” (sem aspas), utilizando então o atalho exibido.

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião