Como iniciar chats secretos no Facebook Messenger

Segurança e privacidade são elementos essenciais na vida de qualquer pessoa que utiliza computadores e/ou a internet. Em tempos em que empresas decidem compartilhar dados de forma um tanto quanto polêmica, quando grandes vazamentos de dados também são meio que uma constante, esta é uma preocupação, acertadamente, sempre presente na mente dos usuários de smartphones e demais dispositivos conectados.

Redes sociais as mais diversas podem também acabar coletando e compartilhando nossas informações, de maneiras e em níveis que nós, talvez, não desejássemos. Claro, isto se parássemos para pelo menos ler com mais atenção todos os contratos e termos de uso que acabamos assinando/aceitando.

O mensageiro Facebook Messenger teve um recurso bem interessante implementado nos últimos tempos, tanto no iOS quanto no Android. Trata-se do recurso de chats secretos (ou conversas secretas).

Facebook-Messenger

Através dele, é possível criar e participar de conversas realmente secretas, com bastante privacidade e segurança. As conversas secretas serão criptografadas, além disso, de ponta a ponta, para maior segurança.

Vamos agora ensinar você a criá-las:

1) Inicie o aplicativo Facebook Messenger em seu smartphone. A seguir, escolha o contato com o qual deseja iniciar um chat secreto;

2) Na janela de chat, localize o símbolo de “i”, no canto superior direito. Toque nele:

Facebook Messenger - Conversas secretas

3) Na tela seguinte, repare que existe uma opção chamada “Conversa Secreta”, conforme imagem abaixo. Toque nela:

Facebook Messenger - Conversas secretas

Obs: não se preocupe – é possível iniciar quantas conversas secretas for necessário, com qualquer um dos seus contatos.

4) O Facebook Messenger irá agora avisar que a conversa existirá apenas no dispositivo em questão. Clique em “Ativar”, para continuar;

5) A seguir, o mensageiro apresentará uma janela popup com maiores informações a respeito dos chats secretos. Clique em “Ok” para avançar;

6) Pronto! Logo a seguir, você poderá iniciar a conversa secreta com o contato escolhido previamente (passo 1, acima):

Facebook Messenger - Conversas secretas
Observe também na imagem acima o ícone com um “relógio”: através dele, é possível definir opções de autodestruição para as mensagens trocadas.

É possível desativar o recurso adicional ou então especificar um período para a autodestruição (alguns segundos, alguns minutos, algumas horas ou um dia). Estas opções adicionais também podem ser alteradas a qualquer momento, não se preocupe.

Bastante simples, não? Até a próxima!

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião