Como fazer com que o Firefox leia o conteúdo de uma página web no PC

A versão 49 do Firefox foi lançada durante a semana passada. Disponível para Windows, Linux, Mac e Android, ela traz algumas novidades bem interessantes.

Além de melhorias no gerenciador de logins, a nova versão do navegador da Mozilla também conta com expansão do suporte a múltiplos processos, aprimoramentos no “modo leitura” e possibilidade de visualização de páginas offline (no Android).

Obs: para verificar se o seu Firefox já foi atualizado, no computador, clique no botão que fornece acesso às configurações do browser (no canto superior direito) e a seguir clique no botão de “interrogação” (menu “Ajuda”). Finalmente, utilize a opção “Sobre o Firefox”: a versão e/ou as instruções para atualização aparecerão aí.

O “modo leitura”, no Firefox, permite a leitura de páginas web sem maiores distrações e com maior comodidade. Dentre as novidades introduzidas com a versão 49, podemos mencionar, por exemplo, a possibilidade de ajustes no espaçamento entre as linhas e entre as palavras, além de novas opções de temas (claro, escuro e sépia). Também é possível optar por fontes com e sem serifa, além disso.

Firefox - Logo

Deixe o Firefox ler para você

E existe uma outra novidade bem interessante adicionada com a versão 49: o modo “narrador”, através do qual o navegador é capaz de ler todo o conteúdo de uma página web, sem que você tenha de recorrer a extensões, aplicativos e/ou outros meios externos. Podemos pensar em vários usos e perfis de usuários para a novidade, além disso: pessoas com algum tipo e grau de dificuldade de leitura, audição de diversos conteúdos enquanto realizamos outras tarefas, e por aí vai.

Que tal agora aprender a ativar o recurso?

1) Antes de tudo, você precisa ativar o “modo leitura” do Firefox. Com o browser aberto, vá até a página desejada. A seguir, acesse o menu “Exibir” (lembre-se de pressionar “ALT” caso ele tenha sido escondido);

2) Dentro do menu “Exibir”, acesse a opção “Entrar no leitor”:

Firefox- Leitor - Narração

 3) Pronto, você está dentro do “modo leitura” do Firefox. Repare, à esquerda, nos 4 botões. O primeiro deles (de cima para baixo) serve para encerrar o “modo leitura”. O segundo fornece acesso às opções de ajustes de fontes, e o terceiro é justamente aquele que dá acesso ao “modo narração”, o qual irá ler o conteúdo de uma página. Clique nele:

Firefox- Leitor - Narração

4) Logo a seguir os controles do narrador serão exibidos. É tudo bastante simples: utilize o botão “play” para iniciar a leitura e os botões “avançar” e “voltar” para pular entre parágrafos.

O slider permite que a velocidade da leitura seja ajustada, e também é possível alternar entre algumas (poucas) opções de voz:

Firefox- Leitor - Narração

Boa leitura, ou melhor, boa audição!

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião