Como fazer com que a Lixeira do Windows seja esvaziada automaticamente

A Lixeira do Windows é um excelente recurso, disso ninguém tem dúvidas. Com ela, existe sempre uma espécie de “cópia de segurança” de arquivos que foram apagados pelo usuário, o que ajuda bastante, obviamente, a evitar apagamentos acidentais e indevidos.

Todos os arquivos apagados pelo usuário “caem” automaticamente na Lixeira, e assim, podem ser recuperados à qualquer momento, sem maiores dificuldades (exceto em casos específicos, como por exemplo quando forem utilizadas ferramentas para “apagamento seguro”).

Entretanto, existe um possível problema, aqui: arquivos armazenados na Lixeira ocupam espaço em disco. Se você acumular ao longo do tempo, por exemplo, 30GB em arquivos na Lixeira, saiba que estará também ocupando 30GB em seu HDD ou SSD. 30GB em “lixo”. Um espaço utilizado, digamos, indevidamente, e que poderia ser aproveitado para outras finalidades.

Aliás, dê uma olhada nos dois artigos abaixo, os quais podem te ajudar bastante a administrar seus discos e espaço disponível:

Pois bem, você já sabe que a Lixeira representa uma segurança extra muitíssimo bem vinda, e também já sabe que tudo o que está nela armazenado ocupa espaço em disco. Pode ocorrer de você, de repente, se esquecer de limpá-la.

Neste caso, não seria bom contar com algum tipo de automatização? Para, digamos, esvaziar a Lixeira do Windows automaticamente, de tempos em tempos? Isto é possível, sim, através do Agendador de Tarefas do Windows. Confira agora os procedimentos necessários:

1) Clique no botão Iniciar e digite “Agendador de Tarefas” (sem aspas). Utilize então o atalho exibido:

Windows Esvaziamento automático lixeira

2) A seguir, o Agendador  de Tarefas será aberto. Localize, no canto direito, a opção “Criar tarefa básica”. Clique nela:

Windows Esvaziamento automático lixeira

3) A partir deste momento, será iniciado uma espécie de wizard que guiará você através de todos os passos da criação da tarefa que irá automatizar a limpeza automática da Lixeira.

Em um primeiro momento, temos de fornecer um “nome” e uma “descrição” para a tarefa. Insira tais informações conforme desejar. Por exemplo:

Nome: Limpeza da Lixeira

Descrição: para limpeza automática da Lixeira

Windows - Esvaziamento automático lixeira

4) Clique em “Avançar”;

5) A seguir, você deverá escolher a frequência de execução da tarefa, ou seja, a frequência da limpeza automática da Lixeira. Pode ser mensal, semanal, diariamente, etc. Você define, de acordo com sua necessidade, com seu espaço em disco e/ou volume de dados, etc.

Windows - Esvaziamento automático lixeira

Selecione uma das opções exibidas e clique em “Avançar”;

6) As opções constantes na tela seguinte serão alteradas de acordo com a opção escolhida no procedimento “5” (acima). Preencha os campos conforme desejado, informando data e horário da primeira execução, opções relativas às repetições, horários subsequentes, etc:

Windows - Esvaziamento automático lixeira

Clique em “Avançar”.

7) Na tela seguinte (Ação), selecione a opção “Iniciar um programa” e clique em “Avançar”:

Windows - Esvaziamento automático lixeira

8) A seguir, no campo “Programa/script”, digite “cmd.exe” (sem aspas). No campo “Adicione argumentos (opcional)”, digite o comando abaixo:

/c "echo Y|PowerShell.exe -NoProfile -Command Clear-RecycleBin"

Windows - Esvaziamento automático lixeira

Clique em “Avançar”.

9) A seguir, será exibido um resumo da tarefa. Confira todas as informações e, para finalizar, clique em “Concluir”:

Windows - Esvaziamento automático lixeira

10) Pronto! A tarefa foi criada. A partir de agora a Lixeira do seu Windows será esvaziada automaticamente, conforme os procedimentos acima.

Vale lembrar que no Agendador de Tarefas, você pode testar a execução da tarefa recém criada, selecionando-a dentro da pasta “Biblioteca do Agendador” (à esquerda) e então utilizando o botão “Executar”:

Windows - Esvaziamento automático lixeira

Para excluir a tarefa, utilize o botão “Excluir”.

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião