Como evitar perder o sono de noite com a tecnologia

Pesquisas científicas comprovaram que ficar com os olhos fixos em uma tela digital até altas horas pode comprometer a qualidade do sono e até gerar insônia.

Esse fenômeno é causado pela luz azul emitida por telas de LED, que inibem a produção de melatonina no seu organismo. Sem a melatonina, seu corpo entende que ainda é hora de ficar acordado e o resultado é aquela noite mal-dormida.

A solução mais simples seria cortar o uso de monitores, tablets e smartphones uma hora antes do horário de dormir, mas nem sempre isso é possível. Felizmente, a própria tecnologia já se deu conta do problema e existem soluções para cortar a emissão do comprimento de luz azul em seus dispositivos.

tecnologia

Para PCs e notebooks, existe um programa gratuito chamado Flux, que ajusta a intensidade da luz na sua tela e filtra a cor azul gradativamente à medida que a luz natural do dia vai se esvaindo. O processo é lento, se estende por horas e a transição nem chega a ser percebida pelo usuário. Mas o resultado é a redução da temperatura da cor no seu monitor para níveis confortáveis que não irão atrapalhar seu padrão de sono. Quando o Sol nasce novamente, o programa que roda sem a intervenção do usuário, irá reajustar a intensidade e a temperatura das cores automaticamente outra vez.

Para Android, uma alternativa é o Twilight, com um um funcionamento bastante similar. Ao contrário do Flux, o aplicativo oferece mais flexibilidade ao usuário para fazer ajustes de acordo com o seu gosto, mas essa vantagem também pode se tornar um contraponto se o usuário ignorar os parâmetros mínimos de configuração para descansar sua visão. Ele também pode ser ajustado para funcionar automaticamente de acordo com o horário local ou mesmo ser desativado por completo, para atividades que exigem precisão de cores.

No iOS não há uma solução oficialmente disponível, uma vez que a Apple é extremamente restritiva em oferecer acesso a desenvolvedores aos controles de tela de seus dispositivos. Um iPhone ou iPad com jailbreak poderia rodar o Flux, mas isso seria uma violação da garantia do aparelho. A recomendação de especialistas é usar uma proteção de tela física, uma capa que seja capaz de filtrar a saída da luz azul do seu portátil Apple. Esse tipo de acessório às vezes é chamado de Sleep Shield, justamente por sua habilidade de ajudar o usuário a ter um sono de qualidade após o uso intenso de seu gadget.

Queremos saber sua opinião