Como criar anotações no Google Chrome

Ocasionalmente, você irá precisar anotar alguma coisa durante suas navegações na internet. Como fazer?

Embora ou Microsoft Word ou o Google Docs possam parecer boas opções à primeira vista, são duas soluções complexas demais, robustas demais, pesadas demais para uma anotação rápida. E papel está fora de cogitação.

Selecionamos então quatro extensões do Google Chrome que são gratuitas, simples e integradas diretamente ao navegador.

Google Keep

Esse aplicativo do Chrome é mais do que somente uma extensão, uma vez que roda em janela separada. Mas o Google conseguiu entender que existem tarefas simples para as quais o Docs seria um exagero.

Além de permitir notas rápidas, o Google Keep também fornece um esquema de cores que seguirá a classificação que você desejar, assim como a possibilidade de usar etiquetas. E a versão para desktop ainda tem a vantagem de se sincronizar com a versão para dispositivos móveis.

Papier

Essa extensão é recomendada para quem acha que o Google Keep ainda é muito complicado. Minimalismo é a meta do Papier, que não necessita de conta, não sincroniza com dispositivos móveis, não compartilha. Ele serve para escrever notas e ponto final.

O usuário pode empregar alguns recursos mínimos de formatação como negrito, itálico, sublinhado e riscado. As anotações são salvas automaticamente: mesmo que você feche o Chrome, ao reabrir o navegador, a aba do Papier ainda terá tudo que foi escrito anteriormente.

Sticky Notes

sticky-notes

Essa extensão é bastante similar ao Papier em sua simplicidade. Entretanto, o Sticky Notes não utiliza uma aba dedicada mas um botão na interface do Chrome que chama a janela das anotações. Se desejar, o formato e as dimensões da janela podem ser alteradas, assim como a cor de fundo.

As únicas opções de formatação são fonte e tamanho de fonte, mas são aplicadas para todo o texto inserido na nota.

WorkFlowy

Essa extensão foi desenvolvida tendo em mente pessoas que exigem um pouco mais de organização em suas anotações. Workflowy adiciona uma estrutura hierárquica baseada em listas que se expandem de acordo com a necessidade.

O aplicativo necessita que o usuário crie uma conta, mas, uma vez logado, o usuário ganha a capacidade de sincronizar suas notas com as versões para Android e iOS do aplicativos. Através da web, também é possível compartilhar notas, adicionar tags, marcações e até pesquisa por palavra-chave.

Queremos saber sua opinião