Como buscar por imagens gratuitas para uso comercial através do Google

Muitas vezes, você precisa de alguma imagem para ilustrar um post, para inserir em algum projeto, e não tem, ou não pode, pagar por uma, em um dos diversos sites que vendem imagens e vídeos existentes na internet.

Simplesmente pesquisar, salvar e reutilizar imagens encontradas na web não é uma boa ideia, devido a questões que envolvem direitos autorais, royalties e afins. Sem falar que você pode acabar enfrentando problemas diversos se usar alguma imagem sem a devida permissão.

É possível recorrer a diversas fontes, neste caso, e uma delas é fornecida pelo próprio Google. O buscador possui uma ferramenta avançada de buscas, que permite a localização de muitas, muitas imagens bacanas, que podem inclusive ser utilizadas com fins comerciais.

Imagens

Para buscar por imagens gratuitas, que podem ser utilizadas em qualquer tipo de projeto, comercial ou pessoal, você precisa acessar a página de pesquisa avançada do “Google. Faça o seguinte:

1) Clique neste link para acessar a “Pesquisa de imagens avançada“;

2) Preencha os campos de busca de acordo com a imagem que você deseja encontrar. Note que você também pode especificar o tamanho da imagem, a sua proporção, e diversos outros detalhes;

Google Images Uso Comercial

3) O mais importante vem agora: no campo “direitos de uso“, escolha a opção “sem restrições de uso ou compartilhamento, mesmo comercialmente“. Se você desejar buscar por imagens que também podem ser modificadas, escolha a opção “sem restrições de uso, compartilhamento ou modificação, mesmo comercialmente“;

4) Finalmente, clique no botão “pesquisa avançada” e divirta-se com a enorme quantidade de imagens que será exibida.

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião