7 Atalhos do Firefox que você deveria utilizar todos os dias

O Firefox já foi um dos maiores navegadores da internet, depois de ter derrubado a hegemonia do Internet Explorer, mas logo em seguida veio o Google Chrome e tomou o primeiro lugar. Mas, até hoje, ainda existem muitos usuários do navegador da Mozilla, alguns veteranos, outros que acabaram de descobri-lo por algum motivo.

Mas será que vocês estão aproveitando tudo o que ele tem a oferecer? Estes atalhos de teclado vão facilitar e muito o seu uso diário:

1. Lendo com tranquilidade

Deixe o mouse de lado enquanto você lê um artigo muito longo: use a tecla Espaço para rolar uma tela inteira de cada vez. Bônus: combinando Shift+Espaço, a página na verdade sobe uma tela inteira de cada vez, ao invés de descer.

2. Direto para o topo

Se você acabou de rolar uma página enorme (principalmente aquelas onde o conteúdo carrega infinitamente com Ajax…) e agora precisa voltar para o topo, onde fica a navegação? Se você deu várias rolagens com o scroll do mouse, clicou na barra de rolagem da página, ou usou nosso atalho da primeira dica, você irá amar esse outro atalho: a tecla Home coloca a página no topo instantaneamente. Bônus: a tecla End, consequentemente, leva para o rodapé da página.

3. Cadê os downloads?

Cada navegador tem uma regra diferente para downloads e se o usuário não for muito organizado pode ser bem fácil perder aquele arquivo importante baixado da internet. Felizmente, no Firefox a combinação Ctrl+J irá abrir a Biblioteca do navegador na seção de Downloads, com uma grande listagem de cada arquivo baixado recentemente, incluindo um ícone de pasta que serve de botão para acesso rápido para a pasta onde o documento está salvo. Bônus: preocupado com a privacidade? Há uma opção “Limpar downloads” logo acima da listagem.

4. Favoritando tudo

Não quer perder aquele conteúdo? O recurso de adicionar a Favoritos é uma das funcionalidades mais antigas dos navegadores e está ao alcance do atalho Ctrl+D. Essa combinação de teclas irá abrir uma janela onde você poderá especificar nome e pasta onde o link será guardado, ou você pode apenas apertar Enter para adicionar na raiz da pasta Favoritos. Bônus: os Favoritos ficaram bagunçados? Adicionou algo por acidente? A combinação CtrL+Shift+B abre a Biblioteca no gerenciador de Favoritos.

favoritar

5. Fechando Abas

Algumas pessoas fecham as abas clicando no pequeno “x” do lado de cada uma delas. Não apenas esse caminho exige que você utilize o mouse, como, quando há abas demais, é fácil errar e fechar a aba errada… Para evitar complicações, aperte Ctrl+W para fechar a aba atual que está sendo visualizada. Bônus: Fechou uma aba por engano, mesmo usando o atalho? Se arrependeu? Use a combinação Ctrl+Shif+T para reabrir abas fechadas recentemente.

6. Você não precisa de óculos…

A fonte que aquele webdesigner especificou é miúda demais para seus olhos cansados? Você pode dar um zoom no conteúdo de qualquer página usando o atalho Ctrl++ (sim, é a tecla Control mais o sinal de “+”). Isso amplia tudo que há na página, incluindo imagens. Páginas que não sejam responsivas podem apresentar comportamentos estranhos… Bônus: consequentemente Ctrl+- diminui tudo em uma página. Ampliou demais ou reduziu demais e não sabe mais o que é o normal? Ctrl+0 reseta qualquer zoom aplicado pelo navegador.

7. Achados e perdidos

Em artigos e textos muito longos, é uma boa ideia pesquisar exatamente uma palavra que você esteja procurando. Isso é possível pressionando Ctrl-F, que abre uma caixa de busca no rodapé da tela. Comece a digitar a palavra-chave e o navegador irá exibir as ocorrências mais próximas em tempo real. Bônus: é possível orientar o Firefox para dar destaque a todas as ocorrências, o que facilita e muito uma passada de olhos.

Queremos saber sua opinião