Extraindo o Primeiro Nome em um campo com o MySQL

Esse código é simples e direto.

Se você tem um campo em uma tabela no MySQL que possui o nome completo de alguém como por exemplo “John Lennon”, “Michael Jordan” ou “Fernando Henrique Cardoso” e deseja extrair o primeiro nome, você pode utilizar a seguinte query.

O resultado desta query serão os campos primeironome e sobrenome devidamente separados. Esse exemplo pode ser utilizado em vários casos de separação de palavras e não somente com nomes próprios, porém quiz utilizar um exemplo prático e do mundo real.

SELECT
	SUBSTRING_INDEX(SUBSTRING_INDEX(nomecompleto, ' ', 1), ' ', -1)  AS primeironome
	,TRIM( SUBSTR(nomecompleto, LOCATE(' ', nomecompleto)) ) AS sobrenome 
FROM
	suatabela

Onde: nomecompleto é o nome do campo onde contém o nome completo e suatabela é o nome de sua tabela. Você precisará alterar isso para ajustar ao seu caso, OK?

Espero que ajude.

Sobre Gabriel Fróes

Apaixonado por tecnologia, desde que me entendo por gente gosto de computadores e afins. Aprendi sistema binário aos 9 anos (usando caixinha de fósforos e ervilhas) e desde então nunca mais parei de estudar e aprender coisas novas sobre tecnologia. Sou operário da codificação desde 1996 onde tive oportunidade de trabalhar em projetos sensacionais dentro da GE, Xerox, BNDES entre outras empresas. Atualmente estou envolvido na área de desenvolvimento de negócios.

Queremos saber sua opinião