Tipos de variáveis em PHP

Neste tutorial mostramos os tipos de variáveis existentes em php. Esta não é uma informação difícil de achar mas achei legal postar aqui numa linguagem mais fácil pra quem está começando poder entender bem do que se trata. Em php não temos declaração de variáveis com seu respectivo tipo, o php trata de “declarar” o tipo de acordo com o que a gente manda pra ela. Mesmo assim, é bom conhecer os tipos retornados para não se perder em um código qualquer. Ás vezes, escrevenis um código quase perfeito, mas dá erro porque não prestamos atenção ao tipo da variável. Então,vamos aos tipos, seguido de uma explicação de cada um deles.

String:

Uma string é um conjunto de caracteres de qualquer tipo. É o “vale tudo” da programação. Qualquer coisa entra ali. Pode colocar letra, número, símbolo, enfim, aceita tudo. Por exemplo, no campo onde colocamos o tutorial para publicação temos como variável de recepção
(aquela que recebe o conteúdo que nós mandamos) uma string.

Inteiro:

Um inteiro é essencialmente um número, pode ser positivo ou negativo. Inteiro é representado pelo tipo “integr” em php (e na grande maioria das linguagens). Um integer tem 8 bits, portanto tme um limite mínimo e um máximo. Mas, para as coisas mais triviais integer dá conta do recado.

Float ou dooble

Este é um outro tipo de variável que só aceita número. Mas, diferentemente do tipo inteiro, aqui podemos colocar números com casas decimais. Como em integer, este tipo também tem limites, mas vai ser bem complicado de você chegar neles. Ele pode suportar até 14 casasdecimais. Um integer suporta 5 dígitos no máximo. Num site comum dificilmente usa-se float. Você só vai usar isso em coisas mais elaboradas como sistemas de controle de estoque por exemplo.

Booleano:

Um valor booleano é a síntese do sistema binário, onde baseamos a informática. O sistema binário consiste em representar tudo em apenas duas formas: 0=desligado e 1=ligado. Tudo em informática basea-se nisso. Até aquele vídeo que você assistiu no youtube agora pouco, internamente, é composto de sequências de zeros e uns. Pois bem, o booleano é precisamente essa representação. Ele serve para determinar se algo é verdadeiro ou falso. 0 para falso e 1 para verdadeiro. Diversas funções do php retornam booleanos. Eles normalmente são usados nos verificadores de condição if/else.

Array:

Array é um tipo de variável largamente usado. Consiste basicamente num conjuntos de variáveis com um indexador e um valor. São pares, chaves ou indexadores e valor. Funciona como um índice de um livro: para cada página listada no índice temos um capítulo. Um array é desse jeito. Existem dois tipos de arrays: array unidimensional e array multidimensional.

Um array multidimensional é um array que contem outros arrays. Agora é como se você estivesse numa biblioteca. Imagine cada estante como sendo um array, daí cada prateleira como sendo um outro array dentro do array estante, e em cada prateleira os livros são arrays do array prateleira. Os capítulos do livro são os elementos do array livro. Para denominar as chaves ou indexadores de um array podemos usar basicamente strings. Números também são usados. Várias funções retornam arrays então é bom saber trabalhar com eles. Eles facilitam nossa vida consideravelmente em várias aplicações.

Objeto:

Objeto é um tipo de variável exclusivo de programação orientada a objeto. É algo parecido com um array. Só que um objeto é composto de métodos e propriedades. Esses métodos e propriedades são determinados em classes. Um objeto é a instância de uma classe, ou seja, é a classe pronta para ser usada. Mas classes e objetos são assunto para outro tutorial. Várias funções de php retornam objetos contendo somente propriedades.

Resource:

Resource é um tipo especial de variável. Ele é gerado para controlarmos arquivos, conexões de internet e conexão com banco de dados. Quando fazemos uma consulta no banco de dados normalmente retorna-se um resource que deve ser trabalhado por outras funções.

Nós queremos saber sua opinião aqui