Como retirar vírus do Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do planeta. E como tudo que é popular (e o Windows está aí para não nos deixar mentir) ele se torna um alvo desejado por hackers, criminosos e spammers. Do nada, seu perfil começa a publicar recados que você não escreveu, enviar propagandas de produtos que você nem sonha em sugerir e ter todo o tipo de comportamento estranho. Seus amigos já estão se perguntando se você enlouqueceu e alguns podem até ter clicado nos links supostamente divulgados por você.

Seu Facebook foi contaminado por um vírus e agora ele está se espalhando. O que fazer?

Basicamente, existem dois caminhos para o malware, o(s) programa(s) malicioso(s), estarem fazendo a festa no seu Facebook: eles foram autorizados por você, sem que você soubesse; ou  seu navegador está contaminado. Vamos apresentar soluções para os dois casos.

1 – Aplicativos Autorizados do Próprio Facebook

Para muitos, o Facebook É a Internet. E como uma plataforma independente, ele possui programas que se agregam a ele e usam seu sistema de autenticação para funcionar. A maioria destes programas é legítima, sejam joguinhos de celular ou brincadeiras inofensivas de sites. Mas alguns se disfarçam como aplicativos honestos, enquanto por trás estão espalhando spam pelo seu perfil como se não houvesse amanhã.

Na dúvida, remova as permissões dos aplicativos que você não conhece. Siga o passo a passo:

a) Acesse sua conta no Facebook e clique na seta para baixo no canto superior direito da tela principal. Escolha a opção Configurações.

facebook-01

b) No menu lateral esquerdo, escolha a opção Aplicativos.

facebook-02

c) Observe com cuidado a lista de aplicativos instalados na sua conta. Não reconhece algum? Delete sem medo de ser feliz, clicando no botão do ao lado do nome do aplicativo e confirme na tela seguinte.

facebook-03

E da próxima vez preste atenção nos aplicativos você autoriza a usar sua conta no Facebook!

2 – Complementos de Navegador

Seu próprio navegador pode ser outra fonte de dor de cabeça e refletir no Facebook. De uns anos para cá, navegadores de Internet passaram a aceitar complementos, aplicativos que rodam internamente e realizam diversas tarefas. Infelizmente, complementos maliciosos acessam sua conta no Facebook e se comportam como vírus.

Siga as indicações para remover estes plugins, de acordo com o navegador que você utiliza:

Google Chrome

a) Acesse o menu de configurações clicando no botão superior direito do navegador. Escolha a opção Configurações.

chrome-01

b) No menu lateral, escolha a opção Extensões.

chrome-02

c) Observe a lista de extensões instaladas no Chrome. Não conhece alguma? Não lembra por que instalou? Desative-a, desmarcando a caixa de ativação ou simplesmente remova-a, usando o botão de Lixeira do lado.

chrome-03

Mozilla Firefox

a) Acesse o menu de configurações clicando no botão superior direito do navegador. Escolha a opção Complementos.

firefox-01

b) No menu lateral, escolha a opção Plugins.

firefox-02

c) Observe a lista de plugins instalados no Firefox. Não conhece algum? Não lembra por que instalou? Desative, selecionando a opção Nunca Ativar no menu de opções do lado.

firefox-03

Internet Explorer

a) Acesse o menu de configurações clicando no botão superior direito do navegador. Escolha a opção Gerenciar Complementos.

internet-explorer-01

b) No menu lateral, escolha a opção Barra de Ferramentas e Extensões.

internet-explorer-02

c) Observe a lista de extensões instaladas no Internet Explorer. Não conhece alguma? Não lembra por que instalou? Desabilite, selecionando a Extensão e clicando no botão Desabilitar na parte inferior da tela.

internet-explorer-03

Conclusão

Como você viu, os procedimentos não são complicados e nem exigem conhecimento técnico. Passe a informação adiante para seus amigos e amigas que estão sofrendo com este problema e colabore para manter um ambiente saudável e livre de pragas no Facebook!

Queremos saber sua opinião