Principais características da televisão 4K

4K: Todo mundo quer e ninguém sabe exatamente porquê. Ela é uma das tendências mais faladas de 2015, e é uma tecnologia que está reescrevendo o livro de regras quando se trata de qualidade de imagem.

Os televisores 4K (Ultra High Definition) representa um grande diferencial no mercado atual pois veio para revolucionar a qualidade de imagens que estamos acostumados a assistir.

Mas como a tecnologia funciona? E o que os displays 4K significam para você como consumidor? Fica tranquilo que respondemos suas dúvidas.

Para começar: O que é 4K?

O termo “4K” refere-se à resolução de um display eletrônico. O “display” poderia ser a tela da sua TV, seu iPad ou do laptop, e “resolução” significa quantos pixels existem naquela tela.

TVs 4K contém 4 vezes mais pontos formadores de imagem (pixels) na tela e são quase imperceptíveis, o que significa uma qualidade de imagem superior aos demais aparelhos, mesmo aos que têm resolução Full HD.

O resultado dessa tecnologia é o limite de perfeição de imagem que os olhos humanos podem perceber em um aparelho de televisão doméstico.

1080p-vs-4K

No momento, a tecnologia 4K é a segunda maior resolução para entretenimento doméstico, perdendo apenas para a 8k, que ainda está recebendo ajustes e desenvolvimento.

E, enquanto no modo Full HD a resolução é de 1290 x 1080, no 4K a resolução chega a 3840 x 2160 pixels, garantindo que a imagem disponibilizada seja de tal perfeição que os detalhes que antes passariam despercebidos pelo consumidor numa televisão comum, sejam percebidos claramente, pois a imagem fica mais nítida, brilhante e com melhor variação de cores.

Extra: De acordo com fabricantes, alguns aparelhos chegam a economizar até 30% de energia elétrica se comparados aos que possuem a tecnologia atual.

Boa para perto e longe

A resolução 4K praticamente faz desaparecer os pontos que formam imagens, e com isso não existe a necessidade de manter certa distância da tela. Mesmo de muito perto, a resolução mantém-se!

Portanto, é possível usar telas maiores em espaços menores, sem que a qualidade de imagem fique prejudicada.

screendoor_effect2

O 4K conta ainda com uma série de outros recursos como reprodução 3D, Wi-Fi e aplicativos para conexão a serviços de internet.

4K na vida real

Algumas empresas de entretenimento já estão produzindo parte de seu conteúdo em 4K. É o caso da Netflix, empresa de streaming, que filmou a segunda temporada da popular série House of Cards toda em 4k.

No Brasil já temos a Rede Globo, que gravou as novelas O Rebu e Império com a mesma tecnologia.

4k-netflix

Infelizmente, como o mercado ainda está crescendo, ainda não recebemos tal qualidade em casa, mas essa pode ser a garantia de que em breve poderemos aproveitar esse conteúdo com toda a qualidade com que foi filmado.

Quer comprar uma? Fique atento aos detalhes!

Na hora de comprar uma televisão é importante ter em conta a entrada HDMI, pois houve uma evolução considerável e a melhor entrada proporciona muito mais velocidade de transmissão e qualidade na transferência de dados.

Se você está procurando por uma TV para jogos, existem alguns detalhes relevantes: O primeiro aspecto a ser levado em consideração é o input lag, que é o atraso que existe entre o recebimento do sinal e a reprodução na tela.

tc-4k

Quando a TV recebe o sinal do game, ela deve aplicar os efeitos, as correções e as melhorias antes de exibir a imagem para o gamer, a demora nessa atividade depende da quantidade de recursos da TV e do hardware que executa essas tarefas.

Muitos televisores atuais contam ainda com um perfil exclusivo para o entretenimento, o modo “Game”, que é um recurso para reduzir os atrasos no processamento do conteúdo. Ao usar esta função, o televisor deve apresentar melhores resultados no jogo, mas é preciso notar que esse recurso pode sacrificar a qualidade da imagem.

Ter uma TV com essa dimensão em casa é sinônimo de alta qualidade e, claro, diversão garantida enquanto você assiste ao seu programa, filme ou seriado favorito.

Queremos saber sua opinião