Dicas rápidas, truques e atalhos do Photoshop

Dicas Rápidas para Photoshop

1 – Navegando nos documentos abertos

Para navegar entre todos os documentos que estão abertos no Photoshop basta usar as teclas: Botão direito+ Tab

2 – Trocando a opção de Full screen mode

Para trocar a opção de visualização Full screen, basta usar a tecla “F”. Já quando se deseja trocar essa visualização para todas as imagens abertas, basta clicar no ícone de Full screen mode com a tecla Shift.

3 – Pré-visualizando os Brushes

Uma vez aberto o palette de Brushes, basta passar o cursor por cima do brush desejado para que o mesmo seja pré-visualizado na parte inferior do palette.
Você pode também clicar em cima do brush. Dessa forma, você vai visualizá-lo na parte inferior, além de selecioná-lo para utilização na imagem.
Pelo Preferences > Display & Cursors, pode-se escolher a opção Brush Size para determinar com que diâmetro do brush vai ser visualizado a partir de qualquer ferramenta que utilize brush.

4 – Criando um novo layer

Existem várias maneiras para criar um novo layer, como explicado abaixo:

  • 1. Clicando no ícone de novo layer
  • 2. Clicando no ícone de novo layer com o Option (Mac) ou Alt (PC) para que a caixa de diálogo se abra antes da criação do layer, permitindo que o nome seja colocando entre outros setups disponíveis;
  • 3. Clicando no ícone de novo layer com o Command (Mac) ou Botão direito (PC) para que o novo layer seja criado abaixo do layer selecionado.

5 – Aplicando uma mesma máscara

Selecione o layer para ser aplicada a máscara e, em seguida, arraste a máscara de outro layer para o ícone de Layer Mask na parte inferior do Palette Layer.

6 – Reaplicando o último comando

Através do menu Edit > Fade, é possível que o último comando seja reaplicado, mas, além disso, é possível determinar novos valores de transparências e modos de Blend modes, tornando assim o comando não só uma opção de Undo, mas também uma ferramenta extremamente produtiva e precisa.

7 – Healing brush muito escuro?

Se o Healing Brush apresentar um resultado muito escuro, basta escolher a opção Edit > Fade Healing Brush e reduzir o nível de opacidade.
É importante lembrar que essa função deve ser usada imediatamente após o clique do mouse, pois o Fade está sempre relacionado à última opção.

8 – Healing brush preciso

Quando se utiliza a ferramenta de Healing brush próxima a uma área de contraste, é comum que a mesma capture informações externas, tornando seu resultado menos preciso. Para resolver esse problema, basta selecionar a área de atuação da ferramenta antes de sua utilização.

9 – Aplicando preset styles nos layers

Abra o palette Style pelo menu Window > Style e então:

  • 1. Selecione o layer onde o estilo vai ser aplicado e clique em um estilo dentro do palette Style.
  • 2. Arraste o estilo desejado do palette Style para cima do layer onde o estilo vai ser aplicado.
  • 3. Arraste o estilo do palette Style para a janela do documento e solte o botão do mouse quando o mesmo estiver sobre o conteúdo do layer onde o estilo deve ser aplicado.

Com o Shift pressionado enquanto se clica ou arrasta, é possível adicionar o estilo ao invés de substituir o estilo já existente.
Photoshop – Com um duplo clique no layer thumbnail no palette Layers, a caixa diálogo Layer Styles se abre. Selecione o item Style, primeiro da lista na lateral esquerda e clique no estilo que deseja aplicar.
Quando se usa uma forma vetorial ou a caneta “Shape Layer ou Pen Tool”, pode-se selecionar o estilo a partir do pop-up menu da barra de opções antes de desenhar a forma.

10 – Deletando Layer Styles

Arraste o estilo pelo seu ícone “F” para o ícone de lixo na parte inferior do arquivo.

11 – Rotacionando corretamente

Com a ferramenta de Measure ou Régua, clique no início do objeto que deseja rotacionar, arraste o cursor pelo caminho onde o mesmo deve ser alinhado e solte ao final.
Entre no Menu Image > Rotate Canvas > Arbitrary; a caixa de diálogo do comando já aparece configurada, bastando somente que você clique em “OK”.

12 – Deletando layers linkados

Com a tecla Command + clique (Mac) ou Control + clique (Win) no ícone do lixo na palette de Layer. Todos os layers linkados e que estiverem “agrupados” com o layer selecionado serão deletados.

13 – Correções de cores mais simples

Escolhendo o comando Image>Adjustments>Auto Color,
o Photoshop automaticamente corrige as cores da sua imagem, realizando ajustes de brilho, contraste e até invasões nas áreas de meios tons. No entanto, também se pode escolher a opção de curvas em Image>Adjustments>Curves; nela, clique no botão “Options” e use os settings a seguir: Find Dark & Light Colors, Snap Neutral Midtones, Shadow Clip .05, and Highlight Clip .05. Clique então em Save as default e clique “OK”.
Essa configuração vai fazer com que, da próxima vez que o comando Auto Colors for utilizado, o resultado seja melhor.

14 – Diversão extra

No ImageReady 7, escolha a opção File > About ImageReady, clique com o Command por cima da água. Utilizando o Command + Option, é possível reverter o processo.

15 – Trabalhando com mais de uma janela

É possível trabalhar com mais de uma janela da mesma imagem, basta ir ao menu Window > Documents > New Window para que a nova janela seja aberta.
Deixe uma das janelas na ampliação de 100% a fim de se obter uma visualização de qualidade e use a outra janela com uma ampliação maior para obter total controle sobre os pixels. Não importa qual janela está sendo usada, pois a imagem é atualizada automaticamente nas duas opções após cada comando.
Nas versões anteriores ao Photoshop 7, use o menu View > New View.

16 – Selecionando amostras de cores

É possível utilizar a ferramenta de Eyedropper / Conta Gotas para selecionar amostras de cores de todas as áreas de sua janela (não apenas do documento ativo). Para isso, clique em qualquer janela aberta para capturar o tom da amostra.

17 – Healing brush muito escuro?

Se o Healing Brush apresentar um resultado muito escuro, basta escolher a opção Edit > Fade Healing Brush e reduzir o nível de opacidade.
É importante lembrar que essa função deve ser usada imediatamente após o clique do mouse, pois o Fade está sempre relacionado à última opção.

18 – Colando paths do Illustrator (Paste)

Para trazer os Paths do Illustrator para o Photoshop de forma que sua característica vetorial seja mantida, é necessário acessar as preferências do Illustrator 10 e alterar a opção de Clipboard para que o aplicativo não utilize o formato PDF.

19 – Criando slices exatamente com o mesmo tamanho

Para criar múltiplos slices com exatamente o mesmo tamanho, crie o primeiro um slice com o tamanho total do documento, troque a ferramenta para Slice Select tool, e então clique no botão Divide Slice na barra superior de opções. Escolha entre as opções da caixa de diálogo.

20 – Criando patterns com transparência

O filtro Pattern Maker pode ser usado mesmo que contenha transparência no layer. Portanto, se sua seleção contiver transparências, o resultado final do pattern também vai apresentar a mesma aparência.
Uma dica adicional é a criação de diversos patterns, pois dessa forma o efeito de transparência se acumula, gerando patterns ainda mais complexos.

21 – Seliconado espaços nas caixas de diálogo

Praticamente todas os box das caixas de diálogos podem ser selecionados com um único clique no nome do comando, como por exemplo, quando aplicando um UnSharpMask, basta clicar no nome Radius para que este espaço seja selecionado e permita a colocação dos novos valores, este procedimento vale para todos os comandos.

22 – Salvando brushes com a opção color-dynamic

Se você tem um brush que utiliza a opção color dynamics, você pode salvá-lo com as cores exatas através da opção New Tool Preset, que fica na barra superior de opções ao lado direito. Você também deve salvar o brush na palette Brushes, pois quando for utilizar novamente esse recurso, tanto a configuração da ferramenta para uso com outras cores, como na configuração original, este estará disponível.

23 – Dicionários em diversas línguas

O Photoshop 7 possui agora diversos dicionários, entre eles um de Português exclisivo para o Brasil. Para usá-lo, basta digitar um texto e abrir o palette de Character; no pop-up menu para línguas / Language’s, escolha o dicionário que melhor convém, e o Photoshop automaticamente aplicará os parâmentros corretos.
Shortcut’s para Rolagem inteligente / Scrolling

24 – Atalhos com o mouse

Caso você tenha um mouse com mais de um botão e uma roda de rolagem / scroll whell, algumas dicas são muito importantes:

  • 1. – " Quando trabalhando com um zoom alto, essa roda ou scroll permite descer ou subir a imagem de uma forma similar à ferramenta Hand / Mão.
  • 2. – " Use a tecla Alt para transformar a função do scroll em funções de ampliar / reduzir (zoom in e out).
  • 3. – " Use a tecla Shift para permitir que os passos do scrool sejam ampliados. No entanto, quando pressionado junto com a tecla Alt, esse procedimento vai tornar a fução de ampliação e redução mais sensível.
  • 4. – " Com o Alt, a função de scroll se torna horizontal, levando a visualização de um lado para outro.

25 – Usando a ferramenta Patch tool

Quando se está trabalhando com a ferramenta Patch Tool, é necessário determinar uma seleção para o local onde será aplicada a correção ou uma nova informação.
Dessa forma, basta selecionar na barra superior de opções entre Source ou Destination, sendo a primeira para Origem e a segunda para Destino. Em seguida, arraste a área selecionada para executar a função.

26 – Definindo seleções

Algumas vezes quando o objeto se fundo com o fundo, por estarem com cores parecidas, é possível adicionar um novo layer de ajuste de Hue & Saturation aumentando bastante a saturação, se necessário use as o comando de Curves para aumentar o contraste. Seu objeto já deve estar destacado permitindo a seleção. Uma vez a seleção pronta, volte a imagem para o original.

27 – Selecionando todos os pixels

Com a tecla Control e um clique no layer, todos os pixels presentes no mesmo serão selecionados, inclusive mantendo todos os valores de Feather existentes.
Pode-se ainda adicionar as teclas de atalho Shift enquanto clicando em outros layers para adicionar os pixels do mesmo, com a tecla Alt, faz com que as áreas sejam subtraídas.

28 – Step and Repeat

  • O comando de Free Transform do Photoshop oferece algumas teclas de atalho adicionais que permitem ao usuário a execução de procedimentos de step and repeat, muito úteis para o dia-a-dia.
  • Para reutilizar a última transformação em outros elementos ou mesmo em outro layer, basta acessar os comandos de Control + Shift + T.
  • Para fazer uma nova cópia e, ao mesmo tempo, executar a transformação, basta utilizar os comandos de Control + Alt + Shift + T.

29 – Preservando luminosidade

Uma das maneiras simples de transformar uma imagem para tons de cinza sem perder a possibilidade de voltar reeditá-las para suas cores originais é utilizando o processo de Desaturate, ou seja, eliminando a saturação da imagem. Para isso, basta criar um novo layer de ajuste de Hue & Saturation e trazer o slide de saturação para a esquerda da mesma, transformando todos os tons da imagem em preto e branco. Porém, é mantida a possibilidade de se trabalhar com máscara e voltar as informações de cores nos locais desejados.

30 – Trocando entre os lassos

Para utilizar todas as formas do Lasso ao mesmo tempo em que se cria uma seleção, basta iniciar com a opção do Lasso magnético e, durante a seleção, pressionar a tecla Option (Mac) ou Alt (Win) e clicar o mouse para usar o Lasso Poligonal – ou segure o botão do mouse e arraste para usar o Lasso Livre. Para voltar ao Lasso Magnético, basta soltar os o botão do mouse e o Option ou Alt e continuar a seleção.

31 – Saiba mais sobre seu arquivo (Mac)

Quando uma imagem é salva no Mac, suas informações são gravadas dentro do arquivo. Para que você tenha acesso a elas, basta selecionar esse arquivo clicando uma única vez pelo sistema operacional e, em seguida, escolher o comando File > Get Info > General Information.

32 – Adicionar, subtrair ou intersectar uma seleção

Com a tecla Control pressionada, é possível clicar sobre um Path, Layer ou Canal para transformar o mesmo em seleção ativa.
[list~]
  • Se adicionar a tecla Shift ao processo, é possível que esta nova seleção seja adicionada à existente.
  • Com a tecla Alt, a operação é de subtração.
  • Com a tecla Shift + Alt, a operação é de inter-secção.

    33 – Feather menor do que um

    Quando for necessário aplicar um feather/difusão com valor menor do que "1" e maior de que "0", basta utilizar o seguinte processo:
    Crie sua seleção e ative o mode de QuickMask utilizando seu shortcut "Q"; em seguida, aplique o filtro Filter > Blur > Gaussian Blur com o valor 0,5, por exemplo, e ao final desative o QuickMask pelo shortcut "Q". A seleção tem agora 0,5 de Feather/Difusão.

    34 – Melhor acabamento

    Quando se criam fusões de imagens, muitas vezes os contornos podem ficar um pouco duros; para resolver esse problema, basta selecionar a área e aplicar um feather/difusão de 0,3 usando a dica anterior.

    35 – Usando o Clone Tool / Carimbo em outro layer

    Ao utilizar a ferramenta de Carimbo, é muito importante ajustá-la adequadamente para que as informações clonadas sejam colocadas em outro layer, o que permitirá uma grande flexibilidade de edição. Para isso, basta criar um novo layer e configurar o carimbo com a opção "Use All Layers" na barra superior de opções.

    36 – Trocando a visualização de todos os arquivos

    Para trocar o mode de visualização / Full Screen Mode de todos os arquivos ao mesmo tempo, basta clicar em uma das imagens abertas com o Shift.

    37 – Reduzindo o número de Histories

    Se você trabalha com arquivos muito grandes, é aconselhável reduzir o número de Histories armazenados, pois quanto mais passos estiverem arquivados no documento, menor será o desempenho do aplicativo.
    Para isso, vá ao menu Preferences e coloque o novo valor de passos na opção "History States".

    38 – Adicionando espaço ao documento

    Usando a ferramenta Crop, é possível aumentar a área útil de um documento. Para isso, basta colocar o documento em Full Screen Mode, clicando o "F" uma vez, e em seguida selecionar a área do arquivo com a ferramenta de Crop. Solte o mouse e, em seguida, arraste pelos pontos para fora do documento, definindo o novo tamanho. Dessa forma, ao executar o comando, o tamanho documento será ampliado para as novas dimensões.

    39 – Deletando layers agrupados – Linked Layers

    Clique com o Command (Mac)/Control (Win) no ícone de lixo da paleta Layer para deletar todos os layers agrupados de uma única vez.

    40 – Alterando somente a luminosidade com curvas

    Quando se trabalha com Layers de Ajustes de Curvas no Photoshop, basta trocar o Blend Mode de Normal para Luminosity, fazendo com que nenhuma cor seja alterada e somente as luminosidades sejam corrigidas.

    41 – Organizando seus layers

    Quando se trabalha com documentos que contêm muitos layers/camadas, você pode organizar os mesmos com cores diferentes e ter assim um controle visual mais preciso.
    Para isso, basta clicar com o Control (Mac) ou com o botão direito do mouse (PC) em cima do olho do Layer na paleta Layer; um menu será aberto para que a cor seja selecionada. Repita o processo para cada um dos layers.

    42 – Forma Personalizada / Custom Shape Tool

    A ferramenta forma personalizada cria formas personalizadas selecionadas em uma lista de formas personalizadas.

    43 – Aplicando UnSharpMask

    utilizando cálculos de luminosidade
    Uma das grandes vantagens na utilização do comando de Edit > Fade é a possibilidade de se trocar a opção de Blend Mode ao reaplicar o comando, de forma que, quando o filtro de UnSharpMask for aplicado em uma imagem, o resultado possa apresentar um halo com cores indesejadas. Para corrigir esse problema, basta selecionar o comando Fade imediatamente após a aplicação do filtro, e trocar o Blend Mode para Luminosity; o efeito do filtro vai atuar somente nas informações de luminosidade, evitando qualquer criação de halos indesejados.
    Este procedimento pode ser comparado com a conversão da imagem para Lab e aplicação do filtro de UnSharpMask; depois, retorna-se para o modo de cor desejado.

    44 – Verificando o perfil ICC

    Na barra de status, clique na opção "Document Profile" para ver o nome do perfil anexado ao arquivo.

    45 – Centralizando objetos

    O processo mais rápido para centralizar uma imagem dentro de um layer é o seguinte:

    • 1 – Selecione toda a imagem pelo comando Select All ou pela tecla de atalho Command (Mac) ou Control (PC) + A.
    • 2 – Recorte a imagem pelo comando Cut com a tecla de atalho Command (Mac) ou Control (PC) + X.
    • 3 – Cole a imagem pelo Paste com a tecla de atalho Command (Mac) ou Control (PC) + V, dessa forma a imagem é colocada exatamente no centro do arquivo.

    46 – Melhorando seu monitor

    Junto com o Photoshop, é instalado o aplicativo Adobe Gamma. Com ele, é possível controlar o monitor no que se refere a ajustes de brilho, contraste, temperatura de cores entre outros itens. É possível também reduzir bastante a invasão de cores e corrigir algumas variáveis. Veja mais informações na seção de artigos "Calibrando com o Adobe Gamma".50 – Criando um novo arquivo
    a partir de uma referência
    Para criar um novo arquivo a partir de um já existente, basta selecionar o comando New do menu File e, uma vez a janela de diálogo aberta, basta clicar em cima do nome do aquivo aberto pelo menu Window > Documents > Arquivo. Todos os valores são configurados automaticamente.

  • Qual é a sua opinião ou dúvida?